O Navio-Patrulha “Guaratuba”, em uma demonstração de versatilidade operacional, realizou de 28 de maio a 2 de junho uma série de ações de Patrulha Naval (PatNav) no Arquipélago de Abrolhos, localizado na Bahia. Combinando habilidades de patrulha, inspeção naval e operações de busca e salvamento, o Guaratuba mostrou sua importância na segurança do tráfego aquaviário brasileiro.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Preservando a Segurança Marítima

A missão do “Guaratuba” incluiu o reabastecimento de óleo combustível do Radiofarol de Abrolhos, operado pelo Serviço de Sinalização Náutica do Leste. Essa ação contribui diretamente para a segurança da navegação na região do arquipélago, garantindo que embarcações possam navegar com segurança na região, prevenindo potenciais acidentes marítimos.

Apoio à Pesquisa Científica

Além da patrulha naval, o “Guaratuba” contribuiu significativamente para a pesquisa científica no Arquipélago de Abrolhos. A área é um dos principais berçários das baleias jubartes no Atlântico Sul, e as operações do “Guaratuba” ajudam a proteger essas criaturas majestosas e a apoiar os esforços de pesquisa que se desenvolvem na região.

O Fim de Uma Missão, O Início de Outra

Com o sucesso dessa missão, o “Guaratuba” se mostra uma peça fundamental na máquina operacional da Marinha do Brasil. Suas habilidades variadas e sua capacidade de operar em diferentes cenários reforçam seu valor para a segurança marítima do Brasil e para a manutenção da integridade das águas territoriais do país.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).