A 23ª Companhia de Engenharia de Combate (23ª Cia E Cmb) do Exército lançou duas pontes LSB (Logistic Support Bridge) sobre a ponte não concluída do Rio Fanado, no município de Minas Novas (MG). As pontes foram instaladas para o transporte de dois módulos integrados de manobra da Companhia Energética de Minas Gerais (CEMIG), que serão destinados à construção da nova Subestação de Energia Elétrica do município de Minas Novas, que fornecerá energia elétrica para uma população de mais de 70 mil habitantes da região do Vale do Jequitinhonha. No dia 30 de janeiro de 2022, a composição da CEMIG passou com sucesso pelas pontes LSB, sem apresentar nenhuma alteração na travessia.

A equipe da 23ª Cia E Cmb realizou diversos ensaios para a travessia segura dos equipamentos, simulando as condições de transposição da carga como: balizamento das carretas em deslocamento, velocidade de subida e decida das rampas, verificação da altura da carga sobre os painéis de sustentação da ponte. Os módulos são equipamentos de grande porte, transportados por carretas de transporte especiais. A operação capacitou a companhia no lançamento da ponte LSB em ambientes de espaço reduzido em condições adversas, para a transposição de meios de maior sensibilidade.

Fonte: 23ª Companhia de Engenharia de Combate
Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui