Ara “Libertad” em visitação na capital baiana

O porto de Salvador recebeu entre os dias 6 e 9 de junho uma visita memorável e imponente. O Navio ARA “Libertad”, orgulho da Armada Argentina, fez da cidade baiana sua casa por alguns dias, contando com o apoio logístico do Comando do 2º Distrito Naval (Com2ºDN) para suas operações. A atracação do navio argentino não só traz um ar de novidade para a rotina do porto, mas também destaca a amizade e a cooperação naval existentes entre Brasil e Argentina.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Homenagem ao Almirante Tamandaré

No dia de sua chegada, 6 de junho, uma cerimônia foi realizada com a presença do Adido Naval da Argentina, Comodoro Carlos Fumes, do Adido Naval do Peru, Capitán de Navio Francisco Pacheco, e do Comandante do ARA “Libertad”, Capitán de Navio Gonzalo Horacio Nieto, além de uma representação da tripulação do navio. O evento incluiu uma aposição floral no busto do Almirante Tamandaré, situado no pátio do Com2ºDN, uma maneira honrosa de homenagear o patrono da Marinha brasileira e de estabelecer um elo de respeito e admiração entre as marinhas dos dois países.

Experiência única de visitação

Em 8 de junho, uma oportunidade única foi oferecida ao público de Salvador. O ARA “Libertad” abriu suas portas para visitação pública no Porto de Salvador, das 10h às 17h. Turistas, moradores da cidade e representantes da imprensa local tiveram a chance de explorar o navio, entender mais sobre suas operações e vivenciar de perto a vida marítima. Esta interação próxima com o público é uma forma de aproximar as pessoas da vida naval, ao mesmo tempo que promove uma experiência cultural enriquecedora.

A importância da visita

A visita do ARA “Libertad” a Salvador é mais que um evento isolado. Ela destaca a conexão profunda entre Brasil e Argentina, servindo como uma representação física do compromisso mútuo em manter uma cooperação naval saudável e produtiva. A visita, repleta de cerimônias, respeito mútuo e trocas culturais, lembra a todos o valor da união e cooperação internacional.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).