O Grupo de Assessores Técnicos Interamericanos na Colômbia (GATI-CO), representado pelo Tenente-Coronel Cláudio Santos Bispo, do Exército, e o Capitão-Tenente Gustavo Lopes, da Marinha, ministram capacitação para dez militares colombianos em desminagem humanitária, que garantiram a gestão de qualidade na remoção de explosivos do solo.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Foto 6.jpeg

Iniciado na última sexta-feira (21), este é o primeiro curso do tema em 2022. “A participação dos militares da engenharia do Brasil tem contribuído para ampliar a capacidade operacional das Forças Militares colombianas e reduzir os efeitos que as minas e os artefatos explosivos ainda causam à população do país”, pontuou o Tenente-Coronel Cláudio Bispo.

A formação ocorre na Escola de Engenheiros Militares da Colômbia, que conta com instruções e avaliações teóricas e práticas, execução de exercícios simulados, participação em seminário de desminagem e visitas de instrução.

Ao longo deste ano, ministrarão mais três cursos e serão palestrantes em seminários de atualização das Normas Técnicas Colombianas, que são empregadas para garantir a qualidade das operações.

Com informações do GATI-CO
Foto: divulgação

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).