O Museu Aeroespacial (MUSAl), localizado no Campo dos Afonsos, no Rio de Janeiro (RJ), realizou no dia 07/08, um evento gratuito em comemoração aos 149 anos do aniversário de nascimento do Pai da Aviação e Patrono da Aeronáutica Brasileira, Alberto Santos-Dumont, completados no dia 20 de julho. A programação especial contou com demonstrações aéreas da Esquadrilha CEU, exibindo manobras acrobáticas de voo em formação, saltos de paraquedistas do Exército Brasileiro (EB), quipe de salto livre da Força Aérea Brasileira (FAB) – Equipe Falcões, balonismo, aeromodelismo, oficinas educativas do Serviço Social do Comércio (SESC), apresentação da Banda da Base Aérea dos Afonsos, além da visitação às aeronaves e salas expositivas, que fazem parte do acervo permanente do MUSAL.

Os visitantes também puderam conhecer a exposição da réplica do novo caça da Força Aérea Brasileira, o F-39 Gripen, que ficará disponível para visitação no local até o próximo dia 22 de agosto. Para entrar na cabine e conversar com um piloto é preciso fazer o agendamento prévio no site do museu. A entrada é gratuita.

A auxiliar administrativa Andreia Seabra levou o filho Calebe, de 8 anos, para conhecer a exposição permanente de Santos-Dumont.  “Não conhecia, fiquei sabendo através do jornal e eu gostei muito. Agora fiquei sabendo que funciona diariamente. Meu filho é autista e ele assimilou muito vendo as figuras, os aviões, comigo explicando para ele. Ele assimilou muito mais do que na própria escola. Indico que tragam as crianças e eu vou voltar” declarou Andreia.

Já a advogada Saara Santana de Araújo Escarlate foi acompanhada do filho Victor, de 5 anos, o vizinho Luiz e a filha, a Maitê, de três anos. “Estou achando o evento muito bonito, tem bastante gente e atividades para pessoas de todas as idades. Bom para as crianças e para a gente conhecer um pouco a história das Forças Armadas e dos aviões que eram utilizados”, opinou a advogada.

O Diretor do Museu Aeroespacial, Brigadeiro Mauricio Carvalho Sampaio, afirmou que eventos como este ajudam a valorizar a história da aviação e fortalecem a interação entra a sociedade e a Força Aérea Brasileira. “O objetivo do Museu Aeroespacial é divulgar a nossa atividade, o que fazemos aqui no dia a dia. Não só o MUSAL, mas o que faz a Força Aérea Brasileira. Temos vários estandes, várias demonstrações, ocorrendo em paralelo com a exposição do nosso acervo. É o momento em que a população pode vir ao quartel, que está de portões abertos. É uma das oportunidades que o museu dá a população do Rio de Janeiro para conhecer um pouco mais da aviação e da Força Aérea Brasileira”, destacou o Oficial-General.

O ex-Diretor do MUSAL, Brigadeiro do Ar Márcio Bhering Cardoso, esteve presente no evento e elogiou a organização. “Está tudo muito bem coordenado, com apoio externo. O museu está com outra cara. As exposições estão em uma ordem lógica e a comunicação com o público está ótima, tanto na chegada ao museu, como a comunicação via mídia”, enfatizou.

O próximo evento deverá ocorrer no final de setembro e será em homenagem ao Bicentenário da Independência do Brasil e ao Mês da Asa – comemorações referentes ao Dia do Aviador e Dia da Força Aérea Brasileira. Para esse evento, como parte das atrações, estão previstas apresentações da Esquadrilha da Fumaça. Em breve, a programação completa será disponibilizada no site do Museu Aeroespacial (www.fab.mil.br/musal) e nas redes sociais (@museuaeroespacial).

Assista aqui o vídeo do evento

Fotos: Soldado P. Rodrigo e Civil Gastão/MUSAL 

Edição do vídeo: Marcelo Alves /DECEA

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui