Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado em 8 de março, a Brigada de Infantaria Pára-quedista realizou um salto comemorativo na Base Aérea dos Afonsos, com a participação de 25 militares paraquedistas, incluindo algumas das pioneiras. O General de Brigada Adriano Fructuoso da Costa, Comandante da Brigada de Infantaria Pára-quedista, acompanhado do Coronel Igor Lessa Pasinato, Chefe do Estado-Maior, parabenizou as militares presentes e enfatizou a importância de aumentar a presença feminina na Força Aeroterrestre.

Desde 2006, 134 mulheres se formaram pelo Centro de Instrução Pára-quedista General Penha Brasil e passaram a usar a tríade alada: boot marrom, boina grená e asas de prata. A presença das mulheres no ambiente operacional tem crescido continuamente, inspirando futuras gerações a ingressarem na Força.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).