Há 43 anos, as mulheres vêm desempenhando papéis fundamentais na Marinha do Brasil, mostrando que a força e a determinação femininas não têm limites. A Capitão de Corveta Taryn Machado Senez, primeira assessora de gênero e direitos humanos da Secretaria-Geral da Junta Interamericana de Defesa (JID), é um exemplo vivo dessa trajetória. Atualmente, ela está à frente da elaboração do Programa “Mulheres, Paz e Segurança”, que visa orientar 29 Estados-membros interamericanos sobre a importância da inclusão feminina em áreas de conflito.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Seminário “Mulheres, Paz e Segurança”

No dia 28 de setembro, a JID promoverá um seminário que leva o nome do programa, e a Capitão de Corveta Taryn será uma das palestrantes. O evento, que será transmitido ao vivo no canal da JID no Youtube, tem como objetivo compartilhar experiências bem-sucedidas sobre a perspectiva de gênero no campo da defesa e segurança hemisférica. Além de promover a cooperação entre os países do continente, o seminário busca inspirar mudanças positivas e reforçar a participação das mulheres na promoção da paz e segurança na região interamericana.

A Importância da Mulher Militar em Situações de Conflito

Durante o seminário, diversas personalidades com vasta experiência em missões humanitárias ao redor do mundo irão destacar as vantagens estratégicas da integração das mulheres nos domínios militar e de segurança. A presença feminina em missões de paz traz uma diversidade de perspectivas, permitindo uma compreensão única das necessidades e preocupações de mulheres e crianças em zonas de conflito. Além disso, a atuação feminina é fundamental para a entrega de assistência humanitária, construção da confiança das populações afetadas e prevenção de violações de gênero.

A Jornada de Taryn Machado Senez

imagem 2023 09 23 050731445
Capitão de Corveta Taryn palestrou na 10ª edição do Curso de Operações de Paz para Mulheres da Marinha, no contexto internacional – Imagem: arquivo pessoal

A trajetória da Capitão de Corveta Taryn é marcada por desafios e conquistas. Sua formação em psicologia lhe proporcionou uma visão profunda das dinâmicas humanas e da importância das relações interpessoais. Em sua carreira, ela enfrentou desafios como a única mulher em um Esquadrão de Helicópteros e participou de cursos da Organização das Nações Unidas. Essas experiências a fizeram compreender a importância da causa “Mulheres, Paz e Segurança” e a motivaram a lutar por um mundo onde as mulheres são reconhecidas e valorizadas em todas as esferas, incluindo as militares.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).