Na manhã iluminada pelo sol, o Batalhão Escola de Comunicações (BEsCom), nomeado em homenagem a Guilherme Schüch de Capanema, pioneiro do telégrafo no Brasil, celebrou um marco histórico. Este batalhão, com raízes profundas na Escola Militar da Côrte e hoje ligado à AMAN e à Escola Politécnica da UFRJ, vestiu-se de gala para homenagear seu passado glorioso e o futuro promissor.

Moyses Ferraz: Um Ícone da História Militar

No auge de seus 20 anos, Moyses Ferraz foi incorporado à 1ª Companhia de Transmissões da Força Expedicionária Brasileira (FEB), a alma mater do atual BEsCom. Esta unidade, conhecida como Batalhão Barão de Capanema, perpetua a tradição e os valores que Moyses e seus companheiros defenderam bravamente.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Um Século de Existência: Uma Vida de Dedicação

Em 1º de dezembro de 2023, Moyses completará um século de vida, uma jornada extraordinária que se entrelaça com a história do próprio Brasil. Na cerimônia, ele acompanhou a Canção do Expedicionário, prestando continência ao Pavilhão Nacional. Seu gesto reflete não apenas o respeito à bandeira, mas também a vitalidade de um coração que ainda pulsa com o espírito de um verdadeiro soldado.

Reflexões de um Veterano: O Passado Encontra o Presente

Nesses momentos de celebração, Moyses viu-se refletido nos jovens militares, uma geração que, embora separada por décadas, compartilha o mesmo compromisso com a nação. Suas memórias dos companheiros que não retornaram da guerra são um lembrete sombrio dos sacrifícios feitos em nome da liberdade.

As Batalhas Épicas e o Legado da Comunicação Militar

As linhas de comunicação lançadas sobre o solo italiano, durante o frio cortante do inverno e sob o fogo inimigo, foram essenciais para as operações da FEB. Moyses e seus companheiros, enfrentando o nazi-fascismo, não apenas lutaram por seu país, mas também escreveram capítulos fundamentais na história militar brasileira.

Parabéns ao Veterano Moyses: Um Exemplo de Coragem e Dedicação

Ao celebrarmos a vida de Moyses Ferraz, desejamos a ele mais anos de saúde e felicidade. Sua jornada é um testemunho do espírito incansável do soldado brasileiro e uma inspiração para as futuras gerações.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).