Rio de Janeiro (RJ) – Em 3 de fevereiro, foi realizada a cerimônia de passagem de direção do Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial (MNMSGM), “Monumento aos Pracinhas”. O Coronel Sady Guilherme Schmidt Junior passou o cargo de diretor para o Coronel Luciano Allevato Magalhães.

Momentos antes da solenidade, que contou com o patrocínio da Fundação Habitacional do Exército/POUPEx, houve inicialmente na sala de exposições do MNMSGM, a inauguração do retrato na galeria de antigos diretores e a entrega do Distintivo de Comando ao Coronel Schmidt.

O Diretor sucedido esteve à frente do MNMSGM desde 5 de fevereiro de 2021 e, agora, foi transferido para a Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, sediada no Rio de Janeiro. O Diretor sucessor, Coronel Allevato, servia anteriormente no Comando da 5ª Divisão de Exército, em Curitiba-PR.

A cerimônia de transmissão do cargo foi presidida pelo Diretor do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército, General de Brigada Luciano Antonio Sibinel, e contou com a presença do General de Divisão Veterano Pedro Paulo de Melo Braga, Chefe da Assessoria de Governança e Gestão do Departamento de Educação e Cultura do Exército, do General de Brigada Veterano Walter Nilton Pina Stoffel, Diretor Executivo da Fundação Cultural Exército Brasileiro, antigos diretores do Monumento, comandantes de organizações militares sediadas no Rio de Janeiro e distintos convidados.

Fonte: Monumento Nacional aos Mortos da Segunda Guerra Mundial

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).