Fotos: Jeferson Venâncio

O Ministro da Defesa do Brasil, José Mucio Monteiro Filho, e seu homólogo da Argentina, Jorge Enrique Taiana, reuniram-se na sede da Pasta em Brasília, no dia 03 de março de 2023, para discutir a importância da relação estratégica entre os países e a cooperação no setor de defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Durante o encontro bilateral, foram abordados temas como exercícios combinados, capacitação de pessoal e indústria de defesa. A cooperação entre os países nessas áreas pode fortalecer a defesa nacional e contribuir para a segurança regional.

A reunião entre os ministros da defesa do Brasil e Argentina é uma demonstração da importância da cooperação e diálogo entre os países vizinhos. A discussão sobre defesa é fundamental para a manutenção da segurança regional e para a construção de uma relação de confiança e respeito mútuo entre as nações.

O Brasil e a Argentina têm uma história de cooperação em assuntos de defesa. Em 2008, os países assinaram um acordo de cooperação militar que previa a realização de exercícios conjuntos e intercâmbio de informações e conhecimentos técnicos.

A cooperação entre os países vizinhos é importante não apenas para a segurança regional, mas também para o desenvolvimento econômico e social das nações envolvidas. A indústria de defesa pode gerar empregos e investimentos em tecnologia e pesquisa, além de contribuir para o fortalecimento da capacidade de defesa nacional.

A reunião entre os ministros da defesa do Brasil e Argentina é um passo importante na cooperação bilateral e pode ser uma oportunidade para fortalecer a relação estratégica entre os países e contribuir para a segurança regional.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).