O Ministro da Defesa, Paulo Sérgio Nogueira, prestigiou a celebração do 81º aniversário do Grupo de Transporte Especial (GTE) da Força Aérea Brasileira (FAB), durante o 28º Apronto do Planalto, nessa terça-feira (31), na Base Aérea de Brasília. Na ocasião, o Chefe da Pasta foi agraciado com a Ordem do Planalto, Grau Honra, recebida por autoridades e convidados especiais que são contemplados com a designação de “Planalto Honorário”.

Condecoração

A Ordem do Planalto foi instituída em 1993, para preservar as tradições e divulgar os feitos do Grupo de Transporte Especial; cultivar o patriotismo, os valores éticos, o devotamento à profissão militar e o fortalecimento da coesão entre oficiais integrantes do efetivo do GTE; e compartilhar experiências e ensinamentos, visando a aprimorar, cada vez mais, o padrão cultural e técnico. Ainda, há a homenagem “Grau Regular”, dedicada aos oficiais do efetivo do Grupo, que recebem, igualmente, o título de “Planalto”.

Grupo de Transporte Especial

A Unidade Aérea é subordinada, operacionalmente, ao Gabinete do Comandante da Aeronáutica. Nos seus 81 anos de existência, o Grupo de Transporte Especial vem cumprindo, com segurança e eficiência, a missão de transportar o Presidente e as autoridades do primeiro escalão da República, bem como dignitários estrangeiros, quando determinado pelo Comandante da Aeronáutica. Além disso, realiza missões de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) aérea.

Por Carolina Militão e Suellen Siqueira
Foto: Muller Marin

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui