Nessa quarta-feira (08/02), uma comitiva formada pelo Ministro de Estado da Defesa, José Múcio Monteiro Filho e o Ministro de Estado dos Direitos Humanos e Cidadania, Silvio Luiz de Almeida; acompanhada pelo Comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), Tenente-Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno; o Comandante do Exército Brasileiro (EB), General de Exército Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva e o Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), Almirante de Esquadra Renato Rodrigues Aguiar Freire, pousou na Base Aérea de Boa Vista (BABV) com o intuito de acompanhar as ações de assistência do Governo Federal aos indígenas da etnia Yanomami.

Devido à gravidade da situação, o Governo Federal declarou emergência de saúde pública para agilizar a assistência aos indígenas. Segundo o Ministro da Defesa, José Múcio. “Fiquei muito satisfeito ao ver o Hospital de Campanha (HCAMP) montado pela Aeronáutica. Quero parabenizar a todos por esse trabalho. Hámuito que se fazer e, todos juntos, reunindo esforços, conseguiremos dar a ajuda necessária que o momento exige”, comentou.

Atuando na Operação Yanomami, o Exército e a Força Aérea trabalham em conjunto para suprir todas as necessidades indígenas, tanto as relacionadas ao envio de alimentos e medicamentos quanto as que dizem respeito ao tratamento médico.

Saldo positivo

Até essa quarta-feira, a FAB já transportou 4.090 cestas básicas e mais de 78 toneladas de mantimentos e remédios. Além disso, com a montagem do Hospital de Campanha, já ultrapassou mil atendimentos nas especialidades de clínica médica, pediatria, patologia, ortopedia, ginecologia, odontologia, cirurgia geral e cardiologia. Além de exames laboratoriais, ultrassonografias e transferências para hospitais de referência dos indígenas em casos mais graves.

Fotos: Sargento Figueira / CECOMSAER

Marcelo Barros, com informações e imagens da Agência Força Aérea
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).