Nesta quinta-feira (31), o Ministro de Estado Chefe do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República (GSI-PR), General Augusto Heleno, realizou a aula magna do Curso Superior de Inteligência Estratégica, da Escola Superior de Defesa (ESD). O tema da apresentação foi “Política, Estratégia e Plano Nacional de Inteligência – A Importância para o Estado Brasileiro”.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Ao discorrer sobre Inteligência, o ministro afirmou que, no mundo moderno, a atividade constitui um fator indispensável de assistência à tomada de decisão. “Historicamente, o exercício da atividade de Inteligência tem ensejado constantes debates sobre as exigências de sigilo, em defesa dos interesses do Estado, e sobre as necessidades de transparência dos atos governamentais, uma das características da democracia”, explicou.

Abordou, ainda, a respeito da importância estratégica da ESD, em Brasília, uma vez que a capital federal possui as principais fontes de pesquisa para os trabalhos realizados pela escola. O General Heleno destacou, ao final, os desafios enfrentados com as chamadas fake news, bem como a agilidade da difusão de informação e o desenvolvimento exponencial da tecnologia. Para ele, “a Inteligência precisa estar atenta às transformações mundiais”.

Sobre o curso

O Curso Superior de Inteligência Estratégica é ministrado com o objetivo de desenvolver competências para habilitar civis e militares ao exercício de funções de Inteligência Estratégica na Administração Pública, em especial nos órgãos ligados ao Sistema Brasileiro de Inteligência. Em sua segunda edição, a turma de 2022 conta com 44 alunos, sendo 16 civis, oito militares das Forças Armadas e 20 militares das Forças Auxiliares e de órgãos de Segurança Pública Estaduais.

Texto: Ascom MD, com informações da Escola Superior de Defesa

Foto: Divulgação ESD

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).