Nesta quarta-feira (20), ocorreu a 23ª Reunião de Chefes de Estado-Maior General das Forças Armadas (CEMGFA), da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP). O fórum é importante ferramenta para promover a integração entre Forças Armadas e estreitar a relação de cooperação existente com os países de língua portuguesa, no campo da Defesa.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Igor Soares-2.jpg

A reunião, realizada por videoconferência, foi presidida pelo Tenente-General Falur, Chefe do Estado-Maior General das Forças Armadas do Timor-Leste. O Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA, Brasil), General de Exército Laerte de Souza Santos, foi representado pelo Chefe de Assuntos Estratégicos (CAE), Tenente-Brigadeiro do Ar Hudson Costa Potiguara. Estiveram presentes, também, representantes dos seguintes Estados-Membros da CPLP: Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe, e Timor-Leste.

Igor Soares-15.jpg

Durante o encontro, foram discutidos assuntos de interesse comum, de cooperação entre as Forças Armadas da CPLP, bem como sobre o aprimoramento da integração no âmbito dessa Comunidade, tais como questões relativas aos Exercícios Militares Conjuntos e Combinados da Série “Felino” e também para cooperação em operações de paz e de assistência humanitária. Os temas estão em conformidade com a Estratégia Nacional de Defesa na missão de manter a estabilidade regional, intensificar as parcerias estratégicas e o intercâmbio militar.

Por Viviane Oliveira
Fotos: Igor Soares

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).