Por Rayane Bueno

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Debates com temas relevantes no âmbito da Estratégia Nacional de Defesa, da Base Industrial de Defesa e das Operações Conjuntas marcaram a visita da comitiva do Colégio de Defesa Nacional de Bangladesh ao Ministério da Defesa. Promovido na terça-feira (05), na sede da Pasta, o encontro contou com a participação de 24 oficiais-generais e 22 oficiais-superiores, entre eles, representantes de Bangladesh, da Índia, da Indonésia, do Nepal, da Nigéria, do Sudão do Sul e do Sri Lanka.

Após abrir o ciclo de palestras, o Assessor Militar da Subchefia de Política e Estratégia da Chefia de Assuntos Estratégicos, Tenente-Coronel Marcelo Muller Pons, ressaltou a importância do evento. “É de extrema relevância recebermos essa comitiva e compartilhar as bases sobre as quais está estruturada a Defesa do nosso País, aumentando a confiança mútua e estreitando os laços de amizade”, destacou o militar.Alexandre Manfrim-8.jpg

Na oportunidade, também, estiveram à frente das explanações o Diretor de Ciência, Tecnologia e Inovação, General de Divisão Luis Antônio Duizit Brito; e o Gerente da Subchefia de Operações, Capitão de Mar e Guerra Francisco das Chagas Lemos Júnior. Os temas abordados foram “Indústria Nacional de Defesa” e “Operações Conjuntas no Ministério da Defesa”, respectivamente.

Alexandre Manfrim-20.jpg

Em nome da comitiva, o representante de Bangladesh, Secretário-Adjunto Syed Masum Ahmed Choudhury, agradeceu a recepção e considerou que as palestras e os debates ampliaram os conhecimentos do grupo. “Nossa delegação está honrada e grata”, destacou.

O evento foi prestigiado, ainda, pelo Subchefe de Organismos Internacionais (SCOI), Contra-Almirante Carlos Augusto Chaves Leal Silva, entre outras autoridades.

Fotos: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).