Em reunião realizada nessa terça-feira (29), o Ministério da Defesa (MD), representado pelo Adido de Defesa do Brasil no Senegal, Capitão de Mar e Guerra Raphael Gustavo Frischgesell, esteve com o Inspetor Geral das Forças Armadas (IGFA) do Senegal, General de Divisão Elhadji Daouda Niang, para tratar dos temas ligados ao Acordo de Cooperação entre os países. A iniciativa fortalece a confiança mútua entre os Estados e promove maior projeção do Brasil no cenário internacional e no concerto entre as nações.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

 O Acordo de Cooperação em Matéria de Defesa assinado em 2010 entre os governos do Brasil e do Senegal prevê, entre os objetivos: operações entre as Forças Armadas dos dois países; aquisição de produtos e serviços de defesa; treinamentos, estágios e cursos de formação. No momento, 37 militares senegaleses realizam formação em escolas militares no Brasil.

PHOTO-2022-03-30-11-31-16.jpg

 Além disso, as autoridades articularam detalhes da visita que o inspetor fará ao Brasil em abril. Conforme diretriz da Presidência da República do Senegal, o General Niang inspecionará a Missão Militar daquele país em Brasília, entre os dias 24 e 28 de abril, bem como irá cumprir agenda diplomática junto aos chefes militares locais.

Parceria diplomática e fortalecimento da defesa estratégica

O Senegal, incluindo sua zona econômica exclusiva, está no entorno estratégico do Brasil, de acordo com a Política Nacional de Defesa. Os países são parceiros, ainda, na Zona de Paz e Cooperação do Atlântico Sul (ZOPACAS). Diferente da estrutura brasileira, o Estado Senegalês possui gabinete militar ligado ao presidente da República, integrado pela IGFA. A atribuição do setor é fiscalizar a Marinha, o Exército, a Força Aérea, a Guarda e a Polícia, nacionais.

Por Suellen Siqueira
Foto: Divulgação

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).