Na edição da LAAD deste ano, no Rio de Janeiro, o Ministério da Defesa (MD) promoverá painéis sobre o trabalho da Pasta com a Base Industrial de Defesa (BID) e um simpósio de Logística Militar. O evento, entre os dias 11 e 14 de abril, incentiva as empresas de Defesa do parque industrial brasileiro. O papel do MD é equipar as Forças Armadas, para garantia da soberania nacional, além de contribuir para o desenvolvimento do País, com a geração de empregos e renda.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

ecb6a786 2749 4002 903d 9835ebb22e95

Painéis – De 12 a 14, à tarde, a Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD-MD) irá realizar painéis sobre o trabalho com a BID. Entre os principais temas estão “Catalogação e gestão do ciclo de vida em prol de uma BID forte”, “Credenciamento de empresas e classificação de produtos de defesa”, “Regime Especial de Tributação para a Indústria de Defesa (RETID)” e “Seguros e garantias para exportação de produtos de defesa”.

Simpósio – De 12 a 14, pela manhã, a Chefia de Logística e Mobilização (CHELOG-MD) promoverá o Simpósio Internacional de Logística Militar, com palestrantes nacionais e internacionais. Serão realizadas seis palestras para abordar experiências bem sucedidas na área da Logística Militar, mundialmente praticadas, para enriquecer o conhecimento das Forças Armadas. Entre os temas, estão “O transporte durante conflitos, crises humanitárias e em ambientes de difícil acesso”, “Os desafios logísticos para um país da OTAN” e “O novo cenário global para as Forças Armadas – Desafios para a logística”.

Proteção da Amazônia – Além do estande do MD e das Forças Armadas, o Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM-MD) também conta com um espaço dedicado, onde irá expor ferramentas e sistemas utilizados para contribuir na proteção do meio ambiente. Vale destacar a plataforma Painel do Fogo, para identificação antecipada de ameaças de incêndio; a plataforma SipamHidro, que gera dados sobre as condições hidrometeorológicas da região amazônica e auxilia na mitigação dos impactos causados por eventos severos; e equipamentos de inteligência, que auxiliam as Forças Armadas e de segurança pública no monitoramento de ameaças transfronteiriças; entre outros.

Defesa em prol da Ciência – Com o intuito de fortalecer a mentalidade de Defesa na sociedade brasileira, a Escola Superior de Guerra (ESG) e a Escola Superior de Defesa (ESD) estarão presentes na LAAD. As instituições buscam desenvolver atividades acadêmicas em temas de interesse da Defesa Nacional, considerados os campos de segurança e desenvolvimento. No espaço reservado na feira, será possível conhecer sobre os cursos oferecidos por meio de fôlderes, banners e vídeos institucionais.

Conheça um pouco da LAAD 2023 – A feira de defesa e segurança da América Latina ocorre desde 1997. Além das Forças Armadas, outras Instituições brasileiras e internacionais especializadas no fornecimento de equipamentos e serviços “multiclientes” participam do evento: forças armadas, forças especiais, forças de segurança e agências governamentais, entre outros.

A programação inclui, ainda, exposições sobre segurança, congressos e seminários com todo tipo de informação e novidades do setor. A participação do MD na LAAD 2023 é resultado de parceria com a empresa organizadora do evento, decorrente de um acordo de cooperação.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).