O Ministério da Defesa (MD) está avaliando a implementação de uma carreira civil específica de Defesa, com o intuito de fortalecer a estrutura de cargos da instituição. Esta iniciativa visa prover o MD com uma força de trabalho permanente e qualificada, dedicada ao desenvolvimento de programas e projetos relacionados à Defesa Nacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Palestra na Escola Superior de Defesa

ef4fd59c ced7 48e6 b690 63f156e94cab

A proposta foi tema de uma palestra conduzida pelo professor Francisco Gaetani, Secretário Extraordinário para Transformação do Estado do Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos. O evento aconteceu na Escola Superior de Defesa (ESD), em Brasília, destacando-se pela participação de autoridades e especialistas na área.

Perfil do Palestrante

Francisco Gaetani, renomado no campo da administração pública, possui uma formação acadêmica sólida, com graduação em Ciências Econômicas pela UFMG e mestrado pela London School of Economics and Political Science (LSE). Ele também leciona no Instituto Rio Branco e na Escola Nacional de Administração Pública.

Presença de Autoridades do Setor

O Secretário-Geral do MD, Luiz Henrique Pochyly da Costa, destacou a relevância da iniciativa. A palestra contou ainda com a presença do General de Exército Francisco Carlos Machado Silva, Chefe de Educação e Cultura do EMCFA, a Secretária-geral Adjunta do MD, Cinara Wagner Fredo, e outras autoridades civis e militares.

Enfoque na Capacitação e Especialização

A iniciativa sublinha a importância de uma equipe especializada e constantemente capacitada para lidar com as demandas complexas e em constante evolução do setor de Defesa Nacional.

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).