O Ministério da Defesa (MD), através da Secretaria de Produtos de Defesa (SEPROD), realizou uma reunião com representantes da Associação Brasileira da Indústria de Máquinas e Equipamentos (ABIMAQ) em 21 de março de 2023. O objetivo foi debater oportunidades de parcerias no setor para incentivar a Base Industrial de Defesa (BID).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Entendimento do cenário industrial de defesa

Durante o encontro, o Secretário de Produtos de Defesa, Rui Chagas Mesquita, ressaltou a importância de entender o cenário real do parque industrial de defesa para que a Secretaria possa trabalhar em prol de uma BID forte.

Continuidade dos temas abordados

Representantes da SEPROD e da ABIMAQ se reunirão novamente em um evento virtual no dia 29 de março para dar continuidade aos temas discutidos na primeira reunião, como oportunidades de parceria no âmbito da indústria de máquinas e equipamentos.

Participantes da reunião

Também estiveram presentes no encontro o Diretor do Departamento de Ciência, Tecnologia e Inovação (DECTI-MD), General de Brigada Carlos Eduardo da Mota Góes; o Diretor do Departamento de Produtos de Defesa (DEPROD-MD), Contra-Almirante Vagner Belarmino de Oliveira; e o Presidente da Câmara Setorial de Máquinas, Equipamentos e Componentes de Defesa e Segurança, João Eduardo Dmitruk, entre outros.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).