Ministério da Defesa divulga balanço do triênio 2019-2021

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Ministério da Defesa divulgou nesta terça-feira (18) o boletim informativo “A Defesa – Proteção e Benefícios para a Sociedade”. A publicação tem a finalidade de prestar contas do trabalho desenvolvido pela Pasta nos últimos três anos (2019-2021) e reúne as principais realizações do MD em conjunto com as Forças Armadas.

No material, estão relacionadas as ações constitucionais e subsidiárias que impactam a sociedade, promovem a cidadania, colaboram com políticas públicas e melhoram o bem-estar social. Em sete capítulos, os leitores podem conhecer as operações; as atuações dedicadas à saúde, à preservação do meio ambiente, à infraestrutura, ao apoio à sociedade e à educação; além de projetos sociais e esportes, ciência e tecnologia.

O Boletim Informativo do MD pode ser acessado, na íntegra, neste link: https://bit.ly/3tGuMDv.

Leia abaixo o artigo assinado pelo Ministro da Defesa, Walter Souza Braga Netto, na apresentação do documento:

 

 

O Ministério da Defesa e as Forças Armadas atuam em prol da Sociedade Brasileira

É com imensa satisfação que, ao findar mais um ano, apresento, como titular da Pasta, uma retrospectiva do triênio 2019-2021, acerca das principais entregas do Ministério da Defesa. As históricas Forças Armadas, além de cumprirem a missão constitucional de “Defender a Pátria, e garantir os poderes constitucionais e, por iniciativa de qualquer destes, da lei e da ordem”, possuem longa tradição na realização de projetos e de ações que contribuem com a promoção da cidadania e colaboram com as políticas públicas para melhorar o bem-estar da população brasileira.

 

Nos momentos de maior necessidade, em situações de calamidade pública, de desastres naturais ou de emergências, o povo brasileiro sabe que pode contar com os seus militares. Entre os exemplos, temos a situação vivenciada com o novo coronavírus, na qual o Ministério da Defesa e as Forças Armadas têm auxiliado no enfrentamento da pandemia, contribuindo com o sistema de saúde pública do Brasil. Convocados a colaborar, os militares atuaram também na atenção especial aos indígenas e no desenvolvimento de novas tecnologias e práticas. Sem sombra de dúvida, são diferentes iniciativas que impactam positivamente a vida do povo brasileiro.

 

Além de coordenar e integrar as Forças Armadas em ações em prol da Nação brasileira, o Ministério da Defesa atua, também, em diversas outras frentes. Um dos destaques é o Programa Calha Norte. Essa iniciativa, entre outros benefícios, contribui para a defesa nacional, com ênfase na faixa de fronteira; a promoção do desenvolvimento sustentável; e a fixação da população local. São atendidos 442 municípios que somam mais de 15,8 milhões de brasileiros distribuídos em 10 Estados da Federação: Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia, Roraima e Tocantins.

 

A Pasta ainda fomenta o esporte e a educação. Esse incentivo passa pela promoção de iniciativas voltadas para crianças e adolescentes em situação de vulnerabilidade social, como os Programas Forças do Esporte (PROFESP) e o João do Pulo (PJP). O Programa Atletas de Alto Rendimento (PAAR) contribui para elevar a participação brasileira nas principais competições esportivas. Recentemente, nas Olimpíadas de Tóquio 2020, dos 303 atletas da delegação brasileira, 93 eram militares do PAAR. Com eles, o Brasil conquistou a 12ª colocação no quadro geral de medalhas – melhor resultado do País em uma olímpiada.

 

O trabalho coordenado pelo Ministério da Defesa e executado pelas Forças Armadas, por meio de ações integradas, ainda perpassa pela proteção ambiental e salvaguarda da nossa biodiversidade, pela formação de cidadãos, como o Projeto Soldado-Cidadão ou o Programa Nacional das Escolas Cívico-Militares. Enfim, as entregas à sociedade são inúmeras. Assim, convido o(a) leitor(a) a conhecer um pouco mais de nossas conquistas, registradas nesta publicação.

 

Fonte: Portal BIDS