Por Lane Barreto
Militares brasileiros que atuam na Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) realizaram, na terça-feira (31), ação social em uma escola de ensino primário na cidade de Beni, localizada a leste do país africano. Na oportunidade, foram arrecadados materiais escolares e esportivos para os alunos, além de mesas e cadeiras para serem doadas aos professores e ao diretor da escola.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Ao todo, foram beneficiados cerca de 240 alunos do ensino primário. A ação foi iniciativa conjunta dos peacekeepers (mantenedores da paz) brasileiros. Eles aproveitaram a proximidade das comemorações da Independência do Brasil para retribuírem a receptividade do povo congolês aos brasileiros, por meio de suas crianças.
Para o instrutor da Equipe Móvel de Treinamento de Guerra na Selva, o Primeiro Sargento de Cavalaria (EB) Jorge Luís Brignol Guimarães, foi gratificante e uma experiência única poder contribuir com a educação das crianças. “Para nós, que estamos acostumados a utilizar o ‘braço forte’, nos treinamentos de guerra na selva com as tropas da MONUSCO, estender a ‘mão amiga’ para essas crianças, na Semana da Pátria, enche-nos de orgulho. A alegria e a inocência no olhar dessas crianças não têm preço”, destacou o militar.
A Conselheira de Gênero da MONUSCO, Major Intendente (FAB) Luanda dos Santos Bastos, destacou que a ação foi importante para destacar a importância da educação na formação humana. “Acredito que conseguimos transmitir a mensagem para as crianças congolesas, de que a educação é uma das grandes fórmulas do desenvolvimento de um país e que, assim, elas poderão alcançar seus sonhos e transformar suas vidas e de suas famílias”.
O Líder da Equipe Móvel de Treinamento de Guerra na Selva, Tenente-Coronel de Infantaria (EB) Flávio Luiz Lopes dos Prazeres, enfatizou que a ação social mostra a verdadeira essência da missão dos militares brasileiros no Congo: a proteção de civis. “Em uma data tão importante para nós, brasileiros, estarmos aqui contribuindo para o desenvolvimento dessas crianças é algo realmente emocionante”.
Durante a ação, foram tomados os cuidados necessários para evitar a propagação do novo coronavírus. Houve distribuição de máscaras, além de recipientes suficientes de álcool em gel, à disposição de todos.
Estabilização
Estabelecida em 1999, com efetivo aproximado de 14 mil militares e civis, a MONUSCO é uma das maiores missões de paz conduzidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), em regiões de conflito. A Missão protege civis, apoia a estabilização do país, o fortalecimento das instituições públicas e as principais reformas de governança e segurança. Atualmente, as forças de paz são comandadas pelo General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa. Ele é o quarto oficial-general brasileiro a liderar a missão, o que atesta a confiança da ONU no trabalho do Brasil em missões de paz.
Fotos: Divulgação Forças Armadas
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395