Por Lane Barreto

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Militares brasileiros que atuam na Missão das Nações Unidas para a Estabilização da República Democrática do Congo (MONUSCO) realizaram, na terça-feira (31), ação social em uma escola de ensino primário na cidade de Beni, localizada a leste do país africano. Na oportunidade, foram arrecadados materiais escolares e esportivos para os alunos, além de mesas e cadeiras para serem doadas aos professores e ao diretor da escola.

crianças a frente.jpg

Ao todo, foram beneficiados cerca de 240 alunos do ensino primário. A ação foi iniciativa conjunta dos peacekeepers (mantenedores da paz) brasileiros. Eles aproveitaram a proximidade das comemorações da Independência do Brasil para retribuírem a receptividade do povo congolês aos brasileiros, por meio de suas crianças.

Doação das cadeiras2.jpg

Para o instrutor da Equipe Móvel de Treinamento de Guerra na Selva, o Primeiro Sargento de Cavalaria (EB) Jorge Luís Brignol Guimarães, foi gratificante e uma experiência única poder contribuir com a educação das crianças. “Para nós, que estamos acostumados a utilizar o ‘braço forte’, nos treinamentos de guerra na selva com as tropas da MONUSCO, estender a ‘mão amiga’ para essas crianças, na Semana da Pátria, enche-nos de orgulho. A alegria e a inocência no olhar dessas crianças não têm preço”, destacou o militar.

A Conselheira de Gênero da MONUSCO, Major Intendente (FAB) Luanda dos Santos Bastos, destacou que a ação foi importante para destacar a importância da educação na formação humana. “Acredito que conseguimos transmitir a mensagem para as crianças congolesas, de que a educação é uma das grandes fórmulas do desenvolvimento de um país e que, assim, elas poderão alcançar seus sonhos e transformar suas vidas e de suas famílias”.

DSC_1439.2.jpg

O Líder da Equipe Móvel de Treinamento de Guerra na Selva, Tenente-Coronel de Infantaria (EB) Flávio Luiz Lopes dos Prazeres, enfatizou que a ação social mostra a verdadeira essência da missão dos militares brasileiros no Congo: a proteção de civis. “Em uma data tão importante para nós, brasileiros, estarmos aqui contribuindo para o desenvolvimento dessas crianças é algo realmente emocionante”.

Durante a ação, foram tomados os cuidados necessários para evitar a propagação do novo coronavírus. Houve distribuição de máscaras, além de recipientes suficientes de álcool em gel, à disposição de todos.

Estabilização

Estabelecida em 1999, com efetivo aproximado de 14 mil militares e civis, a MONUSCO é uma das maiores missões de paz conduzidas pela Organização das Nações Unidas (ONU), em regiões de conflito. A Missão protege civis, apoia a estabilização do país, o fortalecimento das instituições públicas e as principais reformas de governança e segurança. Atualmente, as forças de paz são comandadas pelo General de Divisão Marcos de Sá Affonso da Costa. Ele é o quarto oficial-general brasileiro a liderar a missão, o que atesta a confiança da ONU no trabalho do Brasil em missões de paz.

Fotos: Divulgação Forças Armadas

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).