|

Militares da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai visitam os sítios históricos da Guerra do Chaco

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Assunção (Paraguai) – Nos dias 17 e 18 de agosto, o Adido de Defesa e do Exército e Chefe da Cooperação Militar Brasileira no Paraguai (CMBP), Coronel Nilberti Viana Gramosa, e integrantes da CMBP realizaram uma visita institucional aos sítios históricos da Guerra do Chaco.

A Guerra do Chaco, ocorrida entre 1932 e 1935, foi um conflito armado entre Bolívia e o Paraguai. Originou-se pela disputa territorial da região do Chaco Boreal, e se caracterizou por ser a maior guerra na América do Sul do século XX.

Durante as visitas, a comitiva brasileira conheceu locais estratégicos da guerra, como o Fortin Isla Po’i e o Fortin Boquerón.

O Fortin Isla Po’i foi o ponto de concentração estratégico do Exército Paraguaio, de onde partiram as tropas para a recuperação do Fortin Boquerón e de outros acidentes capitais. Esse forte foi o terceiro posto de comando do Tenente-Coronel José Félix Estigarribia.

 O Fortin Boquerón foi palco da Batalha do Boquerón, conhecida também como a batalha dos 20 dias. Foi a primeira batalha da Guerra do Chaco.

Essa importante atividade agregou novos conhecimentos acerca do Paraguai, permitindo um melhor entendimento de sua expressão militar por parte dos integrantes da CMBP.

Fonte: Aditância do Brasil no Paraguai

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas