Militares concluem Estágio de Operações no Pantanal no 17º Batalhão de Fronteira

Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

No dia 7 de junho, 32 oficiais do Comando Militar do Oeste (CMO) finalizaram o Estágio de Operações no Pantanal (EOpPan) após cinco semanas de intenso treinamento. Este estágio capacita os militares para o planejamento e execução de operações no pantanal, tanto como comandantes de subunidade quanto de pelotão de fuzileiros, além de prepará-los para atuarem no Centro de Instrução de Operações no Pantanal.

Solenidade de Conclusão

A cerimônia de conclusão ocorreu no 17º Batalhão de Fronteira, em Corumbá (MS), e contou com a presença do Comandante da 18ª Brigada de Infantaria de Pantanal, General de Brigada Alerrandro Leal Farias, do Comandante da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada, General de Brigada Abelardo Prisco de Souza Neto, além de outros comandantes e representantes das organizações militares do CMO.

Detalhes do Estágio de Operações no Pantanal

O EOpPan é conduzido pelo Centro de Instrução de Operações no Pantanal (CIOpPan) e possui uma duração de cinco semanas, divididas em três fases principais:

  • 1ª fase: Vida no Pantanal – Instruções focadas na sobrevivência em ambiente pantaneiro.
  • 2ª fase: Técnicas Especiais – Treinamentos em comunicações, orientação, técnicas fluviais, operações aeromóveis e tiro.
  • 3ª fase: Operações no Pantanal – Avaliação dos estagiários no planejamento e execução de infiltrações, cumprimento de missões e retraimento à base de operações.

Treinamento em Ambiente Complexo

O EOpPan, realizado duas vezes ao ano, prepara oficiais e sargentos para operarem em um dos ambientes mais desafiadores para as tropas do Exército Brasileiro. O Pantanal, com sua planície de inundação, clima adverso e cerca de 300 km de fronteira a proteger, oferece um cenário único que aumenta a complexidade das operações militares na região.

Forças Armadas realizam mais de 2 Mil abordagens na Terra Indígena Yanomami

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Apoio

Publicações Relacionadas