Almería (Espanha) – No dia 29 de outubro, os militares do 17º Contingente Brasileiro designado para Missão de Paz no Líbano – UNIFIL – concluíram a sua preparação junto à Brigada da Legião Estrangeira Espanhola, Brigada Rey Alfonso XIII.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Com o intuito de certificar a tropa a ser desdobrada, o Exército Espanhol e seu Ministério da Defesa avaliaram as condutas a serem adotadas pela Brigada Legionária em relação aos possíveis incidentes que poderão ocorrer na Área de Operações. Os militares brasileiros, incorporados ao Estado-Maior da Brigada do 38ª Contingente Espanhol, atuaram em cerca de 100 problemas militares simulados, contribuindo para que a Brigada de “La Legion” obtivesse um excelente desempenho.

Como complemento da preparação, o contingente brasileiro participou de instruções comuns relacionadas às normativas da ONU e do Setor Leste da UNIFIL, além de instruções de primeiros socorros, prevenção de assédio sexual, inteligência e contra-inteligência, negociação, segurança cibernética, dentre outras.

A fim de marcar o desdobramento do contingente, foi realizado o “Acto de Despedida”, cerimônia em que são apresentadas as despedidas aos militares que irão se deslocar para o Líbano. A formatura teve a participação de familiares do contingente brasileiro, do General de Exército Veterano Francisco Carlos Modesto, coordenador do escritório do Sistema de Integração Defesa, Indústria e Academia de Inovação de São Paulo/Departamento de Ciência e Tecnologia do Exército Brasileiro, e do Adido de Defesa e do Exército no Reino da Espanha, Coronel Tiaraju Kanomata de Mesquita.

Fonte: Aditância de Defesa e do Exército na Espanha

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).