O futuro assessor do Conselho Militar da Representação do Brasil junto à Conferência do Desarmamento (REBRADESARM), Capitão de Mar e Guerra Fábio Tayarol Marques, está sendo preparado para assumir a função. Nos dias 5 e 6 de outubro, ele participa de capacitações que abordam temas como: Estrutura da REBRADESARM, Desarmamento, Tratado de Não-Proliferação Nuclear, Tratado de Proibição de Armas Nucleares, Tratativas para um Tratado de Proibição de Produção de Material Físsil, Convenção para Proibição de Armas Biológicas e Convenção para Proibição de Armas Químicas, entre outros assuntos.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O vínculo do militar com o Ministério da Defesa ocorre por intermédio da Chefia de Assuntos Estratégicos (CAE), do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, e da Secretaria-Geral. As instruções recebidas pelo Capitão de Mar e Guerra Tayarol, também, foram ministradas no Ministério das Relações Exteriores.

O futuro assessor servirá no Escritório do Conselho Militar (ECM), composto por militares brasileiros que atuam com a REBRADESARM, sediada em Genebra, na Suíça.

Por ASCOM
Foto: Alexandre Manfrim

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).