TANCOS (PT) – No último dia 13 de julho, o Oficial de Ligação do Exército Brasileiro na Área Cultural e Doutrina na República, Coronel Hermes Menna Barreto Laranja Gonçalves, da Arma de Engenharia do Exército Brasileiro, foi convidado pelo Diretor Honorário da Arma de Engenharia, Major-General Aníbal Flambó, para comemorações do 375º aniversário da Engenharia do Exército Português.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

A moderna Arma de Engenharia Portuguesa foi criada em 1647, por decreto do Rei João IV, como Corpo de Obreiros Sapadores que, em 1793 deu origem ao Real Corpo de Engenheiros do Exército Português. As solenidades ocorreram no Regimento de Engenharia Nº 1 (RE1) e foi presidido pelo Chefe do Estado Maior do Exército Português (CEME), General José Nunes da Fonseca.

Em comemoração foi realizado uma celebração eucarística na capela do RE1; uma cerimônia de homenagem aos militares de Engenharia, que deram a vida em defesa da Pátria; o descerramento de uma placa alusiva à geminação entre o RE1 e o Regimento de Especialidades de Ingenieros N.º 11, do Ejército de Tierra do Reino de Espanha; e a cerimônia no grande auditório, com a presença do CEME, diversos oficiais-generais portugueses, entre outras entidades militares e civis.

Regimento de Engenharia N° 1 há pouco tempo, era a Escola Prática de Engenharia (EPE) do Exército Português, sendo depositário de diversas tradições, e de copioso acervo cultural, com destaque para a presença em sua área patrimonial, do Castelo de Almourol, estrutura templário do ano de 1171, que inspirou a criação do “Castelo Lendário” que é insígnia da Engenharia Portuguesa, que por sua vez deu origem a Arma de Engenharia do Exército Brasileiro.

Fonte: Diretoria do Patrimônio Histórico e Cultural do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).