blank

Google News

A Amazul apresentará sua metodologia de Gestão do Conhecimento e Mapeamento de Competências Comportamentais no simpósio técnico da Seção Latino-Americana da Sociedade Nuclear Americana (LAS/ANS), que acontece online de 24 a 26 de novembro.

Entre no canal do Defesa em Foco no Whatsapp e fique por dentro de todas as notícias do dia

O tema do simpósio é Preservação e Gestão do Conhecimento Tecnológico Nuclear na América Latina.

Sediada no Rio de Janeiro, a LAS/ANS tem como principal objetivo promover o desenvolvimento da ciência e tecnologia nuclear nos campos da indústria, agricultura, medicina, energia e atividades afins, com ênfase na promoção da integração das diferentes áreas da atividade nuclear na América Latina.

A premiada metodologia de Mapeamento de Competências Comportamentais foi aplicada entre 2017 e 2018 nas duas primeiras áreas de implantação do projeto de Gestão do Conhecimento da Amazul: o Departamento de Operação da Unidade Piloto de Produção de Hexafluoreto de Urânio (Usexa) do Centro Industrial Nuclear de Aramar (Cina) e a Assessoria de Meio Ambiente (AMA) do Centro Tecnológico da Marinha em São Paulo (CTMSP).

Voltada para a retenção e perenidade do saber no setor nuclear, a aplicação da metodologia de Gestão do Conhecimento levou ao mapeamento das competências técnicas, isto é, dos conhecimentos relevantes para o ciclo de produção do combustível nuclear (saber fazer) e ao mapeamento dos processos internos (saber como fazer).

O mapeamento de competências comportamentais permitiu identificar as cinco atitudes essenciais (querer fazer) esperadas dos profissionais para a manutenção e desenvolvimento desse conhecimento: orientação para segurança e meio ambiente; confidencialidade; integridade e transparência; disciplina e organização; trabalho em equipe.

Os resultados obtidos na Usexa levaram à ampliação do Mapeamento de Competências Comportamentais às demais áreas da empresa, trabalho cuja conclusão é prevista para junho de 2021.

Saiba mais: Mapeamento de Competências Comportamentais da Amazul recebe Prêmio Brasil 5.0

Mais informações: https://las-ans.org.br/