O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) ministrou, no período de 24 de outubro a 1º de dezembro, o Curso Especial de Negociação em Conflitos com Tomada de Reféns (C-Esp-NeConRef). O objetivo do curso é preparar Oficiais da Marinha do Brasil (MB) e das demais Forças Armadas e Auxiliares para compor as Equipes de Negociação Distritais, bem como constituir Grupos de Assessoramento em Gabinetes de Crises que envolvam invasões de instalações da MB e tomada de reféns. O C-Esp-NeConRef contou com 15 alunos de diversos Distritos Navais, da Força Aérea Brasileira, das Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Marinha do Uruguai.
Durante o curso, os alunos foram submetidos a exercícios de quadros de negociação, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e preparados para a última avaliação, o exercício final. Neste evento, foi simulado a criação de uma Força-Tarefa para solucionar uma situação de crise em que havia uma tomada de reféns. Assim, os alunos vivenciaram a rotina e os desafios de um gabinete de crise.
O C-Esp-NeConRef teve a duração de 22 dias letivos, contando com as disciplinas: Técnicas e Regras Básicas de Negociação; Aspectos Psicológicos dos Eventos Críticos; Elementos de Apoio ao Gerenciamento do Evento Crítico e Aplicação Prático-Teórica. Para a realização do curso com caraterística multidisciplinar, o Departamento de Cursos Operacionais do CIASC contou com o apoio de instrutores oriundos de diversas organizações militares da MB.
Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395