Marinha ministra Curso Especial de Negociação em Conflitos com Tomada de Reféns no CIASC

Formatura do Curso Especial de Negociação em Conflitos com Tomada de Reféns

O Centro de Instrução Almirante Sylvio de Camargo (CIASC) ministrou, no período de 24 de outubro a 1º de dezembro, o Curso Especial de Negociação em Conflitos com Tomada de Reféns (C-Esp-NeConRef). O objetivo do curso é preparar Oficiais da Marinha do Brasil (MB) e das demais Forças Armadas e Auxiliares para compor as Equipes de Negociação Distritais, bem como constituir Grupos de Assessoramento em Gabinetes de Crises que envolvam invasões de instalações da MB e tomada de reféns. O C-Esp-NeConRef contou com 15 alunos de diversos Distritos Navais, da Força Aérea Brasileira, das Polícias Civil e Militar do Estado do Rio de Janeiro e da Marinha do Uruguai.

Durante o curso, os alunos foram submetidos a exercícios de quadros de negociação, colocando em prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula e preparados para a última avaliação, o exercício final. Neste evento, foi simulado a criação de uma Força-Tarefa para solucionar uma situação de crise em que havia uma tomada de reféns. Assim, os alunos vivenciaram a rotina e os desafios de um gabinete de crise.

Os discentes do C-Esp-NeConRef durante o exercício final do curso

O C-Esp-NeConRef teve a duração de 22 dias letivos, contando com as disciplinas: Técnicas e Regras Básicas de Negociação; Aspectos Psicológicos dos Eventos Críticos; Elementos de Apoio ao Gerenciamento do Evento Crítico e Aplicação Prático-Teórica. Para a realização do curso com caraterística multidisciplinar, o Departamento de Cursos Operacionais do CIASC contou com o apoio de instrutores oriundos de diversas organizações militares da MB.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias, faça denúncias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui