Em dois anos, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental já capacitou mais de 2.500 aquaviários

A Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) promoveu, no período de 28 de novembro a 2 de dezembro, o Curso de Formação de Aquaviários Marinheiro Fluvial Auxiliar de Convés e Máquinas, em parceria com a Colônia de Pescadores de Salinópolis (PA). Trinta alunos concluíram a formação.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O curso é destinado a qualificar pessoas para exercerem atividade profissional como Aquaviário do 2º Grupo (Fluviários) e tem como objetivo habilitar tripulantes para as pequenas embarcações, propulsadas por motores de combustão interna e empregadas na navegação interior, nos lagos, rios e apoio portuário fluvial.

Durante a capacitação, foram abordados temas como navegação, noções de primeiros socorros, noções de combate a incêndio e uso de equipamentos de Salvatagem.

Desde 2020, os cursos de formação de aquaviários já habilitaram 2.651 profissionais na região, o que amplia as possibilidades de inserção profissional no setor.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).