Em um movimento estratégico para fortalecer a defesa das fronteiras fluviais do Brasil, a Marinha do Brasil e o Exército Brasileiro selaram, no dia 21 de setembro, no Rio de Janeiro, uma parceria para a fabricação da Lancha de Operações Ribeirinhas São Félix do Araguaia. Esta iniciativa, conduzida pelo Arsenal de Marinha do Rio de Janeiro, prevê a construção de quatro exemplares dessa embarcação blindada.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Potencializando a Atuação em Operações Ribeirinhas

imagem 2023 09 24 062619385

A nova lancha representa um salto qualitativo para as forças armadas brasileiras. Ela foi projetada para ampliar o poder de combate em operações ribeirinhas, especialmente nos comandos militares do Sul, Oeste, Norte e Amazônia. Com capacidade para transportar um Grupo de Combate de Infantaria totalmente equipado, a embarcação possui proteção blindada e poder de fogo ajustado às demandas das operações em rios. Além disso, a Lancha de Operações Ribeirinhas São Félix do Araguaia desempenhará um papel crucial no patrulhamento das vias fluviais, fortalecendo a defesa da faixa de fronteira e auxiliando no combate a crimes ambientais.

Benefícios Além da Defesa

imagem 2023 09 24 062552854

A decisão de fabricar a embarcação pela Marinha traz benefícios que vão além da defesa. Esta parceria promove uma maior interoperabilidade entre as Forças Armadas, ou seja, uma integração e cooperação mais eficaz em suas atuações. Além disso, a iniciativa contribui significativamente para o desenvolvimento tecnológico nacional e para a geração de empregos, impulsionando setores da indústria e fortalecendo a economia.

Presenças Marcantes e Futuro Promissor

imagem 2023 09 24 062838988

A cerimônia de assinatura da parceria contou com a presença de importantes figuras das Forças Armadas, incluindo o Chefe do Departamento de Ciência e Tecnologia e o Diretor Geral do Material da Marinha. Esta união faz parte do ambicioso Projeto de Obtenção de Embarcações Blindadas do Exército Brasileiro, que visa aprimorar e modernizar as capacidades de defesa do país.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).