O Ministério da Defesa promove, até o dia 28 de abril, em Salvador (BA), o Seminário sobre o Apoio das Forças Armadas às Eleições 2022. A atividade, que conta com a presença de representantes da Pasta, das Forças Armadas e da Justiça Eleitoral, tem o objetivo de planejar as ações de apoio ao pleito eleitoral deste ano.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

ASO_3105.JPG

Os militares colaboram, tradicionalmente, com auxílio logístico, realizando, por exemplo, transporte de urnas e de mesários a regiões de difícil acesso. Também, executam medidas para assegurar, no dia do pleito, a Garantia da Votação e Apuração (GVA), conforme demanda do Tribunal Superior Eleitoral (TSE).

ASO_3115.JPG

A abertura do Seminário, ocorrida na segunda-feira (25), no Centro Militar de Convenções e Hospedagem da Aeronáutica (CEMCOHA), foi presidida pelo Chefe do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas (EMCFA), General de Exército Laerte de Souza Santos. A atividade é destinada a militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica. Em 2020, 28 mil militares foram mobilizados para auxiliar no processo eleitoral.

“Estamos buscando o aprimoramento e aprofundando todos os assuntos relacionados à logística. Discutindo temas como o transporte das urnas aos rincões do Brasil e o emprego das Forças Armadas para a garantia da votação e apuração, em locais onde juízes eleitorais considerem que há necessidade”, explicou o Subchefe de Operações do Ministério da Defesa, General de Brigada Sérgio Rezende de Queiroz.

Por ASCOM
Fotos:
Sd Rui Beni – Comando da 6ª Região Militar

Sgt A. Santana – Comando da 6 º Região Militar

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).