Na manhã de segunda-feira (10), o Centro de Instrução Almirante Alexandrino (CIAA), no Rio de Janeiro, sediou a Cerimônia de Encerramento do Curso Especial de Habilitação para Promoção a Sargento 2024. O evento celebrou a formatura de 1.526 novos sargentos da Marinha do Brasil. Presidido pelo Diretor-Geral do Pessoal da Marinha, Almirante de Esquadra Renato Garcia Arruda, a cerimônia contou com a presença de diversas autoridades militares e civis.

Homenagem e reconhecimento

blank

A turma, batizada como “Imperial Marinheiro Marcílio Dias” em homenagem a um dos heróis da Batalha Naval do Riachuelo, recebeu elogios do Comandante do CIAA, Contra-Almirante Emerson Augusto Serafim. Em seu discurso, o Contra-Almirante destacou o comprometimento e a dedicação dos formandos durante o curso, ressaltando a importância do papel deles na Marinha do Brasil. “As divisas de Terceiros-Sargentos significam muito mais do que a entrada em um novo círculo hierárquico. Elas são o símbolo da autoridade formal que a Marinha do Brasil lhes concede para liderar seus subordinados e, como não poderia deixar de ser, para assumir as responsabilidades indissociáveis de sua graduação. Parabéns! Seguimos contando com todos vocês para os desafios que virão. Sejam sempre, em palavras e atos, os guardiões da Amazônia Azul e perpétuos defensores do nosso povo”, afirmou o Comandante do CIAA.

Prêmios e destaques

O evento também teve a presença do Chefe do Estado-Maior da Armada, Almirante de Esquadra André Luiz Silva Lima de Santana Mendes, que entregou o prêmio Honra ao Mérito do Ministério da Defesa ao Terceiro-Sargento sinaleiro Luiz Felipe Martins Couto da Silva, primeiro colocado geral do curso. Emocionado, o sargento comemorou sua conquista: “É uma sensação inarrável alcançar a marca de primeiro colocado geral. É uma sensação que não tem como descrever. É um sonho que eu tinha e graças a Deus, com o apoio da minha família e todos os meus amigos, eu consegui”.

Ingressos na Marinha

A Marinha do Brasil abriu inscrições para dois concursos destinados ao ingresso de novos Praças este ano. O concurso para o Corpo de Auxiliar de Praças está aberto a brasileiros natos ou naturalizados de ambos os sexos, com idade entre 18 e 24 anos e ensino médio/técnico completo. Os candidatos devem possuir idoneidade moral e estar em dia com suas obrigações civis e militares. Após aprovação no curso de formação, os selecionados ingressarão na graduação de Cabo. As inscrições estarão abertas de 2 a 15 de julho.

Outro concurso é para o Quadro Técnico de Praças da Armada, também voltado a brasileiros natos ou naturalizados de ambos os sexos, com idades entre 18 e 24 anos. Este concurso exige, além do ensino médio técnico específico, que os candidatos estejam registrados no órgão fiscalizador de sua profissão. Os requisitos de idoneidade moral e cumprimento das obrigações com o serviço militar e a justiça eleitoral também são obrigatórios. As inscrições ocorrerão de 9 a 31 de julho de 2024. Ambos os cursos de formação serão realizados no CIAA.

Ministro José Mucio entrega espadins a novos aspirantes na Escola Naval

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui