Navios da Marinha ficaram na escadinha da Estação das Docas para visitação pública gratuita

No último sábado (10), a Marinha do Brasil realizou uma parada naval, com traslado de navios entre a Base Naval de Val-de-Cães e o Mercado Ver-o-Peso, e Belém (PA). O evento foi alusivo ao Dia do Marinheiro, comemorado no dia 13 de dezembro, data que marca o nascimento do patrono da Força, Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Quem estava em locais turísticos, como Ver-O-Rio, Estação das Docas e Ver-O-Peso, pode apreciar a parada, que contou com o Navio de Apoio Oceânico “Iguatemi”, o Navio-Patrulha “Bocaina”, o Navio-Patrulha “Pampeiro”, a Lancha de Operações Ribeirinhas Blindada “Amazonas” e o Aviso-Auxiliar “Breves”.

No domingo (11), o Navio-Patrulha “Bocaina” e o Navio-Patrulha Guarujá ficaram abertos para visitação pública, no Cais da Escadinha, ao lado da Estação das Docas.

Incorporado à Marinha do Brasil em 10 de julho de 1998, o “Bocaina” é equipado com um canhão de 40 mm e duas metralhadoras. Tem 47,6m de comprimento, boca (largura) de 10,5m e calado (medida da parte submersa) de 3,1m. Incorporado à Marinha do Brasil em 30 de novembro de 1999, o “Guarujá” é equipado com um canhão canhão de 40 mm e duas metralhadoras. Tem 46,5m de comprimento, boca de 7,5m e calado de 2,3m.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).