Não fique refém dos algoritmos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
No domingo (9), a Marinha do Brasil (MB), durante fiscalizações de rotina, apreendeu três comboios de embarcações carregadas com madeira em Belém (PA) e dois comboios carregados com manganês em Santana (AP). A ação faz parte dos esforços contínuos para garantir a segurança da navegação e a legalidade das operações de transporte de carga na região.
Apreensões em Belém
Em Belém, militares da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental (CPAOR) encontraram diversas irregularidades nos três comboios, comprometendo a segurança da navegação. Entre os problemas identificados estavam a ausência de condutor habilitado em um dos empurradores, falta de documentação das embarcações e excesso de carga em todas as balsas.
- Primeiro comboio: Transportava 2 mil m³ de toras de madeira e foi conduzido ao Porto Fluvial Brucutu.
- Segundo comboio: Com 1 mil m³ de madeira, foi direcionado ao Distrito Industrial de Ananindeua.
- Terceiro comboio: Com 1,5 mil m³ de madeira, foi acompanhado até o município de Santa Bárbara do Pará.
A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará foi acionada para verificar a origem e a legalidade das cargas apreendidas.
Apreensões em Santana
Em Santana, a Capitania dos Portos do Amapá (CPAP) apreendeu dois comboios carregados com manganês nas proximidades do Rio Matapi. As inspeções identificaram a falta de despacho obrigatório para embarcações comerciais, documentação incompleta e registro vencido.
- Primeiro comboio: Formado por um empurrador e duas balsas, transportava cerca de quatro toneladas de manganês.
- Segundo comboio: Com um empurrador e uma balsa, carregava aproximadamente duas toneladas de minério.
Após as apreensões, a Polícia Federal e o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) foram comunicados para verificar a origem das cargas e adotar as medidas cabíveis.
Importância das Inspeções Navais
“As inspeções navais são extremamente importantes para garantir a segurança do tráfego aquaviário. Durante as inspeções, verificamos a documentação da embarcação, as habilitações do condutor e tripulação, além do material de salvatagem, como coletes salva-vidas, essenciais para a salvaguarda da vida humana”, afirma o Capitão dos Portos do Amapá, Capitão de Fragata João Batista da Conceição Reis.
Contato para Emergências e Denúncias
Cidadãos que observarem situações de risco à segurança da navegação, à vida humana no mar e nas vias navegáveis, ou que ameacem poluir os recursos hídricos, podem denunciar à Marinha do Brasil pelo número 185. No Pará, também estão disponíveis os contatos da CPAOR: (91) 3218-3950 e (91) 98134-3000 (mensagens instantâneas). No Amapá, os contatos da CPAP são: (96) 3281-5480 ou (96) 99162-8039.
Esquadrão HU-51 Conduz Treinamento Crucial em Evacuação Aeromédica
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395