Imagem do MarineTraffic numa sexta pela manhã

O Marine Traffic é uma plataforma online que fornece informações em tempo real sobre o tráfego marítimo em todo o mundo. A plataforma é alimentada por dados coletados de fontes como radares, AIS (Sistema de Identificação Automática) e outros sistemas de localização de navios.

O AIS é um sistema de rádio que permite que os navios troquem informações sobre sua posição, velocidade e rumo com outros navios e estações terrestres. Os navios são equipados com transceptores AIS que transmitem essas informações em intervalos regulares, permitindo que os outros navios e as estações terrestres as recebam e as usem para determinar a posição do navio.

A plataforma Marine Traffic utiliza esses dados para exibir informações sobre a posição, velocidade e rumo dos navios em um mapa interativo. Também fornece informações adicionais, como o nome do navio, sua bandeira e seu tipo, bem como sua carga e porto de destino. Além disso, a plataforma fornece informações sobre o tráfego marítimo em portos específicos, incluindo informações sobre navios em escala e navios aguardando para entrar ou sair do porto.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O Marine Traffic é amplamente utilizado por profissionais do setor marítimo, como armadores, agentes marítimos e operadores portuários, para gerenciar o tráfego marítimo e planejar rotas de navios. Também é popular entre os aficionados pelo mar e pela navegação, que podem usar a plataforma para acompanhar o movimento de navios em todo o mundo.

Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).