Manobra Escolar 2024: AMAN finaliza maior exercício do ano com 2 mil militares

Nesta sexta-feira (8), a Academia Militar das Agulhas Negras (AMAN) concluiu a Manobra Escolar 2024, marcando o encerramento do ano letivo dos cadetes com o maior exercício de sua formação. A atividade envolveu operações ofensivas e defensivas com mais de 2.000 militares, reforçando as habilidades e liderança dos futuros oficiais do Exército Brasileiro.

Preparação e Estrutura da Manobra Escolar 2024

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A Manobra Escolar 2024, realizada pela AMAN, iniciou suas atividades preparatórias entre os dias 28 e 31 de outubro, período em que as tropas participantes receberam instruções detalhadas e realizaram os aprontos operacionais e ensaios necessários. Após essa fase inicial, as unidades ocuparam zonas de reunião para o cumprimento de missões táticas que simulavam operações de combate. Com o emprego de aproximadamente 300 viaturas, incluindo blindados e veículos mecanizados, além de seis aeronaves e apoio de 50 organizações militares, o exercício ocupou áreas urbanas e rurais de Resende e regiões vizinhas, como Quatis e Porto Real.

Ao longo do exercício, foram simulados cenários complexos de combate em operações ofensivas e defensivas, permitindo que os cadetes aplicassem seus conhecimentos táticos e estratégicos adquiridos durante a formação. A amplitude das atividades mostrou o compromisso da AMAN em preparar os futuros oficiais do Exército Brasileiro para enfrentar desafios de alta intensidade.

Operações e Ações de Cooperação Civil-Militar

Durante o exercício, os cadetes participaram de operações que envolviam tanto ações de combate quanto de cooperação civil-militar, incluindo uma Ação Cívico-Social realizada em Quatis no dia 4 de novembro. Coordenada pelo Batalhão Agulhas Negras, a atividade beneficiou a população local com atendimentos nas áreas de odontologia, ortopedia, pediatria e clínica geral, totalizando 150 atendimentos. A integração entre os cadetes e a comunidade reforça a importância do Exército Brasileiro em missões de apoio humanitário, aproximando os futuros oficiais das realidades sociais que podem encontrar durante a carreira.

Essas ações não só promovem a saúde e o bem-estar das comunidades locais, mas também oferecem aos cadetes uma perspectiva prática do valor das missões de apoio civil, essenciais em operações militares dentro e fora do Brasil.

Desenvolvimento da Liderança e Integração das Armas na Formação dos Cadetes

A Manobra Escolar foi finalizada com uma Ação Integradora que destacou a importância da sinergia entre as diferentes armas e serviços do Exército Brasileiro, incluindo Infantaria, Cavalaria, Artilharia, Engenharia e Comunicações. A demonstração contou com sistemas de alto poder tecnológico e estratégico, como o Astros, de lançamento de mísseis e foguetes, e o drone Nauru 1000, ambos de fabricação nacional. Essas ferramentas elevaram o nível técnico do exercício, permitindo que os cadetes observassem a coordenação entre tecnologia e prática militar.

Autoridades militares presentes na cerimônia de encerramento, como o Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão João Felipe Dias Alves, destacaram a importância da Manobra Escolar na formação de líderes comprometidos e preparados. “Prepara-se o futuro do Exército para os próximos 30 anos,” declarou o General Felipe, enfatizando o papel da AMAN na formação dos futuros oficiais. O Comandante da AMAN, General de Brigada Marcus Vinicius Gomes Bonifácio, reforçou que o exercício proporciona uma experiência única para o cadete do 1º ano, ao demonstrar o trabalho conjunto de todas as especializações da academia.

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Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).

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