Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias. |
Após realizar dez viagens internacionais e passar 26 dias fora do Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva decidiu substituir o avião que serve ao Palácio do Planalto. Testando e aprovando um modelo maior, Lula pediu à Força Aérea Brasileira (FAB) uma reforma para adaptar a nova aeronave. O projeto inicial será apresentado ao presidente nesta quarta-feira, 31 de maio de 2023, durante um almoço com o alto comando da Aeronáutica.
O Novo ‘Aerolula’: Airbus A330-200
O novo avião, um Airbus A330-200, foi adquirido em 2022 pelo então presidente Jair Bolsonaro, por US$ 80 milhões (cerca de R$ 400 milhões na taxa de câmbio atual), da companhia aérea Azul. Este modelo substituirá o atual “Aerolula”, um Airbus A319 CJ. Originalmente, o A330-200 havia sido comprado para uso militar, inclusive com previsão de ser equipado para abastecer caças em voo.
O Conflito com a Força Aérea Brasileira
Ainda que existam algumas resistências dentro da FAB em relação à cessão do novo avião, a decisão de Lula já está tomada e a troca será efetuada.
Conforto e Autonomia: Objetivos da Troca
O principal objetivo da substituição é oferecer mais autonomia nas viagens presidenciais, especialmente as intercontinentais, garantindo também maior conforto para o presidente Lula. O projeto, que está sob a responsabilidade do Ministério da Defesa, será realizado pela Aeronáutica.
Participe no dia a dia do Defesa em Foco
Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395