Linguística Forense e o seu impacto na segurança pública

Imagem do RTVE.es

Linguagem é o sistema interno que seres desenvolvem e usam para se comunicar. Linguística é o estudo da natureza e do desenvolvimento do sistema interno da Linguagem assim como também dos meios pelos quais a Linguagem é utilizada em todos os seus contextos comunicativos. Tanto o sistema interno da linguagem quanto o contexto externo do meio comunicador são formados, deformados e transformados por fatores ligados à psicologia dos indivíduos comunicantes. No âmbito forense, inúmeros são os casos em que as conformações psicossociais impactam na qualidade da materialidade obtida nas investigações.

A recordação de eventos traumáticos das vítimas pode ser influenciada por elementos psicológicos que afetem a percepção do vivido em vítimas de violência; motivações criminosas podem estar mascaradas nas entrelinhas de testemunhos, chamadas de emergência e cartas de despedida em supostos casos de suicídio. A linguagem infantil, marcada pela forte representação do ambiente psíquico do lar da criança, pode colorir recordações e relatos indicativos de agressões e abusos sexuais.

Desta forma, a Linguística Forense faculta aos profissionais da Segurança, como investigadores e peritos, além de profissionais da psicologia, em especial da psicologia forense, as ferramentas necessárias para a compreensão psicológica da Linguagem, permitindo traçar perfis, desvelar intenções e acessar informações sub-reptícias em materiais como textos, gravações, narrativas e relatos.

O Manual Básico de Linguística Forense – Da Análise do Discurso ao Perfilamento em Investigações Criminais traz ao leitor os conceitos fundamentais para compreender o funcionamento da Linguística Forense, partindo das principais teorias da Análise do Discurso, percorre as etapas da análise e investigação de evidências textuais que permitam produzir material rico para investigações, detecção de autoria e perfilamento de criminosos. Livro inédito produzido para atender as necessidades dos profissionais de Língua Portuguesa.

Compre seu exemplar do livro nas lojas:

Editora Alpheratz





DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui