Ucrânia / Freepik

Forças russas intensificaram ataques no Leste da Ucrânia, enquanto líderes políticos e militares do mundo todo participam de uma conferência sobre segurança na Alemanha. A Rússia tem ampliado seus ataques terrestres com reservistas no Sul e Leste da Ucrânia, à medida que se aproxima o aniversário do início da guerra. O governador da região de Luhansk relatou um aumento significativo nos ataques russos, incluindo tentativas constantes de romper as linhas de defesa. A Ucrânia disse que seus sistemas de defesa aérea não conseguiram abater mísseis russos recentes, aumentando a urgência de seus apelos por apoio militar ocidental. Líderes mundiais presentes na Conferência de Segurança de Munique enfrentam as consequências da decisão da Rússia de ignorar os alertas e invadir a Ucrânia. A guerra é a mais devastadora na Europa desde a Segunda Guerra Mundial, e autoridades ucranianas não descartam a possibilidade de uma contraofensiva.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).