No dia 17 de agosto, a Universidade Federal do Rio Grande (FURG) recebeu a visita de dois nomes de destaque no cenário naval brasileiro: o Ministro do Superior Tribunal Militar, Almirante de Esquadra Leonardo Puntel, e o Comandante do 5° Distrito Naval, Vice-Almirante Augusto José da Silva Fonseca Junior. A FURG, que já é reconhecida por sua excelência acadêmica, teve a oportunidade de apresentar suas instalações e projetos inovadores, reforçando seu papel como uma instituição de ensino que vai além das salas de aula.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Apresentando a FURG

imagem 2023 08 28 103356935

O Reitor Danilo Giroldo e o Diretor do Parque Científico e Tecnológico da FURG (Oceantec), Artur Gibbon, foram os anfitriões da visita. Eles apresentaram ao Ministro e ao Comandante a vasta capacidade da universidade, que abrange ensino, pesquisa, extensão, cultura e inovação. Durante uma conversa no Gabinete do Reitor, foi possível entender mais sobre a trajetória da universidade e sua influência positiva na comunidade local.

Conhecendo a ESANTAR-RG e Oceantec

Um dos pontos altos da visita foi a apresentação da Estação de Apoio Antártico em Rio Grande (ESANTAR-RG). Esta estação tem um papel crucial no apoio logístico às expedições antárticas ligadas ao Programa Antártico Brasileiro (PROANTAR). Além disso, sua atuação é fortemente conectada à Marinha do Brasil. Já o Oceantec mostrou-se como um polo de inovação, focado em fomentar novas economias na área tecnológica, impulsionadas pelo empreendedorismo inovador. O objetivo é claro: auxiliar no desenvolvimento sustentável da região.

A visita de líderes navais à FURG não foi apenas um evento protocolar. Representou a união entre instituições de ensino e forças militares, ambas buscando inovação, desenvolvimento e, acima de tudo, o progresso do país. A FURG, com sua capacidade instalada e potencial inovador, mostra que o futuro do Brasil está em boas mãos.

Marcelo Barros, com informações da Marinha do Brasil
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).