Imagem de rawpixel.com no Freepik

A tensão no Oriente Médio alcançou um novo pico após o recente ataque do movimento palestino Hamas a Israel, resultando em centenas de vítimas. Líderes de várias nações, incluindo o presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, manifestaram sua condenação ao ataque e expressaram solidariedade a Israel. Lula, que atualmente preside o Conselho de Segurança da ONU, fez um apelo à comunidade internacional para buscar uma solução que garanta a coexistência pacífica de um Estado Palestino e Israel.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Posicionamento dos Países

Diversos líderes mundiais, incluindo a presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, e o presidente da França, Emmanuel Macron, reforçaram o direito de Israel se defender e condenaram os ataques. A mensagem foi ecoada por líderes de outras nações, como Reino Unido, Alemanha, Canadá, Argentina, Ucrânia, Espanha e Índia. Organizações internacionais, como a Otan e a ONU, também se manifestaram, condenando o terrorismo e pedindo a proteção dos civis.

Busca por Soluções Pacíficas

Em meio à condenação unânime ao ataque, muitos líderes também enfatizaram a necessidade de retomar as negociações de paz. O presidente brasileiro, Lula, destacou a urgência de garantir a existência de um Estado Palestino economicamente viável, convivendo em paz com Israel. O coordenador das Nações Unidas para o processo de paz no Oriente Médio, Tor Wennesland, expressou profunda preocupação com o bem-estar dos civis e apelou à máxima contenção de todas as partes envolvidas.

A situação atual no Oriente Médio é delicada e requer a atenção e ação conjunta da comunidade internacional. A busca por uma solução pacífica é imperativa para garantir a segurança e o bem-estar de todos os envolvidos. A solidariedade global a Israel e os apelos por paz refletem a esperança de um futuro mais estável e harmonioso para a região.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).