A 1ª Divisão de Exército, Divisão Mascarenhas de Moraes, localizada na Vila Militar, Rio de Janeiro, foi palco de um evento significativo no dia 21 de novembro de 2023. A divisão teve a honra de receber as ilustres presenças de destacados Generais de Exército, incluindo André Luis Novaes Miranda, Comandante Militar do Leste, e Richard Fernandez Nunes, Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército. A comitiva, que também contava com a presença do General de Divisão Maurílio Miranda Netto Ribeiro, Vice-Chefe do Departamento de Educação e Cultura do Exército, e outros Oficiais Generais da 1ª DE e da Guarnição da Vila Militar, foi recebida pelo General de Divisão Eduardo Tavares Martins, Comandante da 1ª Divisão de Exército.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Videoconferência com o Comandante do Exército

Um dos pontos altos do evento foi a videoconferência com o General de Exército Tomás Miné Ribeiro Paiva, Comandante do Exército, na qual ele transmitiu diretrizes e estratégias vitais para as futuras ações do Exército Brasileiro. Essa interação ressalta a importância da comunicação direta e eficaz na hierarquia militar, garantindo que todos os níveis do Exército estejam alinhados com as visões e objetivos de liderança.

Palestra sobre a Família Militar

A sequência do encontro contou com uma palestra proferida pela professora Doutora Eduarda Hamann, que abordou a temática da família militar no âmbito do Comando Militar do Leste (CML), enfocando especificamente a Guarnição da Vila Militar e de Juiz de Fora. A apresentação destacou diversos aspectos, como o perfil da família militar, escolaridade, saúde, renda e peculiaridades das Guarnições. O objetivo foi fornecer informações detalhadas e insights para apoiar a tomada de decisão, além de promover um melhor entendimento das nuances e desafios enfrentados pelas famílias militares inseridas no contexto do CML.

Significado do Evento

Este encontro na 1ª Divisão de Exército simboliza um momento crucial para o planejamento e a execução de estratégias futuras nas Forças Armadas Brasileiras. A ênfase na família militar e na comunicação de diretrizes de alto nível reflete o compromisso contínuo do Exército com a melhoria das condições de vida de seu pessoal e com a preparação eficaz para os desafios futuros.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).