Prezados reservistas, neste derradeiro momento em que me dirijo a vocês, em sua última formatura como Soldados do Exército de Caxias, não poderia deixar de parabenizá-los e de agradecê-los pelo relevante serviço prestado à Força Terrestre e ao Brasil!

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Essa jornada teve início há quase um ano, quando os senhores entraram nas diversas organizações militares espalhadas por todo o território nacional, atendendo ao dever cívico e constitucional de servir à Pátria. O presente ato, o licenciamento, reveste-se, sem sombra de dúvidas, de um simbolismo especial e representa, da mesma forma, a materialização de uma conquista.

Ao longo desse breve mas intenso período e diante das dificuldades encontradas, dos serviços prestados, dos exercícios realizados, das incertezas do desconhecido e do temor do perigo, vocês responderam de forma afirmativa e confiante, cônscios de suas responsabilidades.

Posso lhes afirmar que a missão foi muito bem cumprida e que todos os desafios foram superados, pois o espírito de cumprimento de missão, o respeito à ordem e à disciplina, o trabalho em equipe e o amor à Pátria permearam os seus dias na caserna.

Nas unidades, vocês cumpriram um extenso programa de instrução. Em um primeiro momento, passaram pelo período básico, no qual foram ministrados conhecimentos fundamentais para todo combatente. Em seguida, foram habilitados para atuar nas operações de garantia da lei e da ordem e, depois, foram submetidos ao período de qualificação. Nessa etapa, aprenderam a dominar as técnicas e habilidades específicas para o desempenho das diversas funções, de acordo com a especificidade da unidade para a qual foram designados e da qualificação militar que escolheram. Por fim, coroando o ano de instrução, integraram frações constituídas na execução do adestramento em um contexto de operações de defesa externa.

Ao longo dessa jornada, não menos importante foi a internalização de valores que lhes serão muito caros. Tiveram a oportunidade de compreender e praticar, de forma espontânea, a correção de atitudes, a honestidade, a camaradagem, a lealdade, entre outras virtudes, bem como valorizar e cultuar as tradições e a história do Exército e da nossa pátria.

Concito a todos que continuem pautando suas vidas nos valores aqui cultuados e que os mantenham como referencial norteador do seu progresso pessoal para que se tornem cidadãos úteis ao Brasil nas mais diversas áreas de atuação.

No retorno à vida civil, agora em condições de serem mobilizados, é chegado o momento de se despedir da farda e da família verde-oliva. Estou certo de que as amizades aqui forjadas estão seladas para sempre em suas vidas. No dia de hoje, encerra-se um ciclo, mas a jornada da vida continua.

Tenham orgulho da vitória que alcançaram, servindo à Força e à nação brasileira. Lembrem-se de que “quem não vive para servir não serve para viver”. Continuem sonhando e trabalhando, incessantemente, para a conquista de realizações pessoais, sem jamais se afastarem da senda do dever em prol do bem maior de nossa nação livre e soberana.

Encerrando minhas palavras, cumprimento cada um dos novos reservistas e expresso a gratidão do Exército Brasileiro. Rogo a Deus que os ilumine e abençoe com saúde, paz e prosperidade!

Sejam muito felizes!

“Que a honra, esse presente muito especial que o homem dá a si mesmo, os acompanhe em suas novas caminhadas!”

Brasília – DF, 13 de janeiro de 2023.

General de Exército JÚLIO CESAR DE ARRUDA
Comandante do Exército

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).