Leonardo faz demonstração de sua tecnologia acústica sub hunter com novo sonar de imersão

blank
Imagem: Leonardo Company

Google News

As novas capacidades do sistema para batalhas acústicas anti-submarinas da Leonardo foram demonstradas recentemente em uma exibição na costa italiana e foi possível entender como o sonar de imersão Firefly desenvolvido pela L3Harris Technologies trabalha em conjunto com o processador ULISSES da Leonardo, permitindo a localização automática de inimigos simulados e alertando a tripulação de sua presença.

Também foi demonstrada a integração do sonar de imersão Firefly com o sistema ULISSES. O Firefly incorpora um poderoso sonar ativo, capaz de mergulhar até 200 m abaixo do nível do mar e detectar alvos em até 20 milhas, transmitindo para a superfície informações de áudio e vídeo processadas pelo sonar e pela sonaboia, por meio de um link de dados de banda larga.

Para a demonstração, os equipamentos ULISSES e Firefly foram instalados em uma embarcação naval, enquanto um helicóptero Navy NH-90 italiano cooperou disparando sonoboias. A leveza é uma das características essenciais de design do ULISSES/ Flirefly, permitindo sua instalação em helicópteros de pequeno porte, utilizados em operações litorâneas; uma resposta à crescente demanda das Forças Armadas para a condução de operações acústicas anti-submarinas em águas azuis e rasas.

Aqueles que estavam a bordo do navio de comando ainda tiveram a oportunidade de observar na tela de operação como o ULISSES combina informações coletadas pelo sonar de imersão Firefly com dados de sonoboias ativas e passivas, levando à localização automática de contatos potenciais e à emissão de alertas. Além disso, o sistema ULISSES e Firefly oferece uma funcionalidade “multiestatística” em que os processadores coletam e exploram dados de até 64 sonares e sensores sonoboias, utilizando múltiplas fontes de informação para triangular precisamente a localização dos inimigos submarinos.

O ULISSES foi apresentado ao mercado na Farnborough Air Show em 2018, e foi exibido com êxito em um teste ao vivo no mar em novembro de 2019. O sistema está agora plenamente desenvolvido e negociações estão em andamento com potenciais clientes.

O sucessor do conceituado sistema acústico OTS-90 da Leonardo para helicópteros italianos e holandeses NH-90, o ULISSES oferece recursos altamente avançados em um pacote ainda mais leve. Isso o torna ideal para helicópteros menores e é projetado para substituir o OTS-90, tornando-o uma proposta atraente para o mercado de retrofit. O sistema também é adequado para aeronaves de asa fixa, embarcações navais e, sem o sonar de imersão, em drones.

Assine nossa Newsletter


Receba todo final de tarde as últimas notícias do Defesa em Foco em seu e-mail, é de graça!

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor insira seu comentário!
Digite seu nome aqui