Força Aérea Brasileira - FAB

Durante a semana, a estrela do céu foi o KC-390 Millennium, que participou da terceira fase da Operação ZEUS. Esta operação, liderada pela Força Aérea Brasileira e o Exército Brasileiro, tem como objetivo avaliar a adequação e eficiência operacional da aeronave, tanto no solo quanto em voo, para transportar o veículo Astros LMU MK-6, uma unidade estratégica do Exército Brasileiro (EB).

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Preparação e Carregamento do Veículo

Snapinsta.app 358165826 263763739620432 7030258979064623310 n 1080
Força Aérea Brasileira – FAB

Após a preparação da aeronave, o veículo foi carregado e a aeronave seguiu para a pista. Todos os procedimentos e verificações necessárias foram cumpridos de acordo com o Plano de Teste, garantindo a segurança do veículo durante o voo. Tudo foi realizado com o máximo de cuidado e precisão, respeitando rigorosamente os protocolos de segurança e operacionalidade.

Voo de Teste: Um Sucesso

Com o sucesso das fases iniciais, foi conduzido um voo de teste com o veículo a bordo. A performance do KC-390 Millennium foi avaliada durante todo o voo, e o avião demonstrou toda a sua capacidade e eficiência operacional. O pouso final, de desempenho máximo, coroou o êxito do KC-390 Millennium durante a operação.

Desembarque Seguro e Versatilidade Confirmada

Snapinsta.app 358394154 610451697963619 6627468630621696277 n 1080
Força Aérea Brasileira – FAB

A operação terminou com o desembarque seguro do veículo Astros LMU MK-6. Este feito confirmou a versatilidade do KC-390 Millennium em operações de transporte. A aeronave provou ser capaz de realizar missões complexas e desafiadoras, consolidando seu papel vital dentro das Forças Armadas Brasileiras.

Marcelo Barros
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).