blank

Google News

Em celebração ao aniversário de 80 anos de criação, a Junta Interamericana de Defesa (JID) realizou, na manhã desta quarta-feira (30), cerimônia no edifício histórico da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington D.C. O Ministro da Defesa do Brasil, Walter Souza Braga Netto, enviou uma mensagem especial, transmitida durante o evento. A JID contribui para projetar o Brasil no processo decisório internacional.

Entre no canal do Defesa em Foco no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia

O titular da pasta da Defesa relembrou a trajetória da organização, ao longo de oito décadas, e ressaltou grandes responsabilidades. “Atualmente, destacam-se o Programa de Desminagem Humanitária da América do Sul, a assessoria sobre desastres naturais, o apoio à memória institucional da Conferência dos Ministros de Defesa, o aconselhamento sobre as políticas de Defesa e os programas de educação sobre a segurança regional”, pontuou.

Criada em 30 de março de 1942, a JID consolida-se como a instituição multinacional de defesa mais antiga do mundo e apresenta importantes feitos na promoção da paz e da segurança internacionais. “Celebramos mais um aniversário da Junta Interamericana de Defesa com a certeza que a paz e a estabilidade das Américas promovem um ambiente de prosperidade e de segurança, que conduz ao convívio fraterno e de mútua confiança, em todos os países que fazem parte dessa história de sucesso”, declarou o ministro Braga Netto.

Ainda em mensagem, o ministro brasileiro cumprimentou o presidente do Conselho de Delegados, Vice-Almirante Alexandre Rabello de Faria; os dignitários do Conselho, da Secretaria e do Colégio Interamericano de Defesa; e a todos que dedicam suas competências em proveito da organização militar internacional. O momento contou com a presença de embaixadores e demais autoridades dos países-membros.

Por Suellen Siqueira

Foto: Divulgação JID