Em celebração ao aniversário de 80 anos de criação, a Junta Interamericana de Defesa (JID) realizou, na manhã desta quarta-feira (30), cerimônia no edifício histórico da Organização dos Estados Americanos (OEA), em Washington D.C. O Ministro da Defesa do Brasil, Walter Souza Braga Netto, enviou uma mensagem especial, transmitida durante o evento. A JID contribui para projetar o Brasil no processo decisório internacional.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

O titular da pasta da Defesa relembrou a trajetória da organização, ao longo de oito décadas, e ressaltou grandes responsabilidades. “Atualmente, destacam-se o Programa de Desminagem Humanitária da América do Sul, a assessoria sobre desastres naturais, o apoio à memória institucional da Conferência dos Ministros de Defesa, o aconselhamento sobre as políticas de Defesa e os programas de educação sobre a segurança regional”, pontuou.

Criada em 30 de março de 1942, a JID consolida-se como a instituição multinacional de defesa mais antiga do mundo e apresenta importantes feitos na promoção da paz e da segurança internacionais. “Celebramos mais um aniversário da Junta Interamericana de Defesa com a certeza que a paz e a estabilidade das Américas promovem um ambiente de prosperidade e de segurança, que conduz ao convívio fraterno e de mútua confiança, em todos os países que fazem parte dessa história de sucesso”, declarou o ministro Braga Netto.

Ainda em mensagem, o ministro brasileiro cumprimentou o presidente do Conselho de Delegados, Vice-Almirante Alexandre Rabello de Faria; os dignitários do Conselho, da Secretaria e do Colégio Interamericano de Defesa; e a todos que dedicam suas competências em proveito da organização militar internacional. O momento contou com a presença de embaixadores e demais autoridades dos países-membros.

Por Suellen Siqueira

Foto: Divulgação JID

Marcelo Barros, com informações do Ministério da Defesa
Graduado em Sistemas de Informação pela Universidade Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).