O mundo do xadrez brasileiro agora tem um novo nome a ser admirado: Heitor Carneiro Fraga. Este jovem estudante do 9º ano do Colégio Militar de Curitiba conquistou, recentemente, a medalha de bronze nos Jogos Mundiais Escolares da International School Sport Federation (ISF Gymnasiade U15) realizados no Rio de Janeiro. Trata-se de uma competição prestigiosa que reuniu cerca de 1.400 jovens atletas de 46 países, todos com no máximo 15 anos de idade, competindo em diversas modalidades esportivas.

Nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias de nossas forças armadas e indústria da defesa.

Da primeira partida à consagração internacional

imagem 2023 09 02 062553447

A paixão de Heitor pelo xadrez não é recente. Aos seis anos, ele deu seus primeiros passos no esporte em Ponta Grossa (PR) e, desde então, seu talento apenas floresceu. Após a mudança de sua família para Curitiba em 2022, ele se matriculou no Colégio Militar e, sob a orientação do Professor Gustavo Horokoski, iniciou sua trajetória no Clube de Xadrez da escola. Ao representar a instituição, Heitor brilhou em campeonatos, destacando-se tanto no xadrez convencional quanto nas modalidades rápido e relâmpago. Sua impressionante performance em competições estaduais garantiu-lhe um lugar na equipe paranaense para os Jogos Escolares Brasileiros.

O segredo por trás do sucesso

imagem 2023 09 02 062613520

Para Heitor, o Colégio Militar de Curitiba e o Clube de Xadrez foram fundamentais em sua jornada. “Estudar no Colégio Militar e fazer parte do Clube me deu a oportunidade de participar dos Jogos Escolares”, confessa o jovem enxadrista. Além da infraestrutura, o apoio e encorajamento que recebeu desempenharam um papel crucial em seu sucesso. Hoje, aos 13 anos, além de representar o Colégio Militar, ele também joga pelo Clube de Xadrez de Curitiba e São José dos Pinhais, município que lhe concedeu uma bolsa. Além disso, visando aprimoramento constante, Heitor tem aulas a distância com o mestre internacional Simón Languiday, da Argentina.

Próximos passos de um campeão

Com a determinação de um campeão, Heitor já garantiu seu lugar nos Jogos Escolares Brasileiros de 2023. Ele conquistou o primeiro lugar na modalidade Xadrez Relâmpago e ficou em segundo no Xadrez Rápido nos Jogos Escolares do Paraná. Em outubro, o jovem talento tem uma nova missão: ele competirá em Brasília, nos jogos nacionais. Uma boa performance poderá lhe render uma vaga para o Sul-Americano no Chile, em dezembro. Uma coisa é certa: o futuro é brilhante para este jovem prodígio do xadrez brasileiro.

Marcelo Barros, com informações do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).