Uma das artes da Campanha do Dia do Marinheiro de 2023. Fonte: Marinha do Brasil

A Marinha do Brasil prepara-se para lançar, no próximo domingo (3), a campanha “Ah, se você fosse Marinheiro”, coincidindo com a solenidade de troca da Bandeira Nacional em Brasília. Esta iniciativa celebra o Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro, e homenageia o Almirante Joaquim Marques Lisboa, o Marquês de Tamandaré, Patrono da Marinha e herói nacional.

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Um Vídeo Emocionante ao Som de Adriana Calcanhotto

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O vídeo promocional da campanha, com mais de 3 minutos e embalado pela música “Maresia”, de Antônio Cícero e Paulo Machado e interpretada por Adriana Calcanhotto, visa conscientizar sobre a importância do mar para o Brasil. A cantora ressalta a evolução da relação dos brasileiros com o mar, enfatizando o papel educativo da Marinha nesse processo.

A Marinha em Ações Cívico-Sociais

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O vídeo inclui cenas de Ações Cívico-Sociais realizadas pela Marinha, mostrando a entrega de cestas básicas a famílias ribeirinhas afetadas pela estiagem na Amazônia. Essas cenas evidenciam o compromisso e o envolvimento da Força Naval com a sociedade brasileira, destacando a igualdade, a inclusão social, e a meritocracia.

Um Ano de Contribuições Significativas

O ano de 2023 foi marcante para a Marinha do Brasil, com a realização de ações interagências resultando na apreensão de grandes quantidades de entorpecentes, salvamento de vidas nas águas da Amazônia Azul, entrega de cestas básicas, combate a incêndios, campanhas de doação de sangue, assistência hospitalar e apoio a diversas comunidades, incluindo os povos Yanomamis.

Ressignificando a Importância do Mar para a Sociedade

A solenidade de troca da Bandeira Nacional e o lançamento do vídeo são momentos simbólicos que convidam a sociedade brasileira a refletir sobre o papel do mar e dos marinheiros. A campanha do Dia do Marinheiro representa um abraço entre a Força e a população, celebrando a coragem, honra e alegria dos homens e mulheres que defendem a pátria.

Marcelo Barros, com informações da Agência Marinha
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).