De 16 a 18 de outubro de 2024, o Congresso de Operações Policiais (COP Internacional) acontecerá no São Paulo Expo, reunindo profissionais de segurança pública de todo o Brasil. O evento visa debater soluções para os desafios enfrentados pelo setor e fomentar a colaboração entre as diversas forças de segurança do país.

Fundo Nacional de Segurança Pública em Foco

Um dos principais destaques desta edição será o encontro da Rede Interfederativa, iniciativa do Fundo Nacional de Segurança Pública (FNSP). Este espaço institucional foi criado para entender as necessidades específicas de cada região do Brasil, promovendo um diálogo eficiente e ações conjuntas entre os entes federativos, com impacto direto na segurança da população. Em 2024, o FNSP contará com um orçamento de mais de R$ 3,5 bilhões, dos quais R$ 1,08 bilhão será destinado diretamente aos estados e ao Distrito Federal para ações de segurança pública.

Mesas de Discussão e Palestras Técnicas

Durante o evento, estão previstas várias atividades, incluindo uma mesa de financiamento da segurança pública e uma palestra técnica ministrada por Camila Pintarelli, Diretora do FNSP. Segundo Pintarelli, “o COP é um evento reconhecido pela qualidade e pela capacidade de agregação, oportunidade ideal para instalarmos a reunião da nossa Rede, espaço de sinergia federativa em prol do resgate da sensação de segurança”.

Encontros Nacionais de Segurança Pública

Além do encontro da Rede Interfederativa, o COP Internacional 2024 sediará encontros de importantes conselhos e colégios de segurança pública, como o Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública (CONSESP) e os Conselhos Nacionais das forças de segurança, entre eles:

  • Conselho Nacional de Comandantes Gerais (CNCG)
  • Conselho Nacional dos Chefes de Polícia Civil (CONCPC)
  • Conselho Nacional das Guardas Municipais (CNGM)

Objetivos do COP Internacional

De acordo com João Sansone, idealizador e organizador do COP 2024, o objetivo do evento é criar um ambiente de diálogo e crescimento para o setor. “O COP existe para isso, para que autoridades, profissionais, indústrias e a sociedade possam estabelecer uma aproximação e, a partir disso, sejam desenvolvidas ações direcionadas à melhoria das condições de trabalho e da proteção da população brasileira”, explica Sansone.

Sobre o Evento

O COP Internacional é o maior evento latino-americano voltado para a atividade policial. Ele é gratuito, aberto ao público a partir dos 18 anos e já está com inscrições abertas pelo site http://cop.pro.br. O evento oferece uma oportunidade única para a integração e colaboração entre os profissionais de segurança pública, visando o fortalecimento das ações e políticas de segurança no Brasil.

Saiba Mais:

  • Evento: Congresso de Operações Policiais – COP Internacional 2024
  • Data: 16 a 18 de outubro de 2024
  • Inscrições: http://cop.pro.br
  • Local: São Paulo Expo – Rodovia dos Imigrantes, 1,5 km – Vila Água Funda, São Paulo-SP.