INSTRUTORES DO CCOPAB SE DESTACAM EM CAPACITAÇÃO INTERNACIONAL NA FRANÇA

Participação de instrutores brasileiros em curso da ONU reforça a expertise do Brasil em operações de paz.

Não fique refém dos algorítimos, nos siga no Instagram, Telegram ou no Whatsapp e fique atualizado com as últimas notícias.

Entre os dias 15 e 26 de abril de 2024, a Tenente-Coronel Luanda da Força Aérea Brasileira e o Major B. Pedrono do Exército Francês, ambos instrutores do Centro Conjunto de Operações de Paz do Brasil (CCOPAB), marcaram presença no Curso de Formação de Instrutores de Operações de Manutenção da Paz da Organização das Nações Unidas. Realizado na prestigiada Escola Militar da França, o curso representa uma oportunidade significativa para aprimorar habilidades pedagógicas voltadas para a formação de futuros “capacetes azuis”.

Um Ambiente de Aprendizado Multicultural

Esta 7ª edição do curso contou com a participação de 30 instruendos de 24 nacionalidades diferentes, demonstrando a diversidade e a importância global da capacitação em operações de paz. A instrução, conduzida integralmente em francês, proporcionou aos participantes uma imersão completa, não apenas na linguagem mas também nas técnicas e práticas internacionais de manutenção da paz.

Contribuições do Major B. Pedrono

O Major B. Pedrono atuou como instrutor convidado, trazendo sua vasta experiência e conhecimento em operações de paz para o curso. Sua participação enfatiza a colaboração contínua entre o Brasil e a França no campo da segurança e defesa, reforçando os laços militares e estratégicos entre os dois países.

Coordenação e Apoio Internacional

A capacitação foi coordenada pela Direção de Cooperação em Segurança e Defesa (DCSD) do Ministério da Europa e das Relações Exteriores da França, evidenciando o compromisso da França com a promoção da paz e da segurança internacional. A colaboração entre nações na formação e no treinamento de pessoal qualificado é crucial para o sucesso das missões de paz da ONU em todo o mundo.

Participe no dia a dia do Defesa em Foco

Dê sugestões de matérias ou nos comunique de erros: WhatsApp 21 99459-4395

Google News

Marcelo Barros, com informações e imagens do Exército Brasileiro
Jornalista (MTB 38082/RJ). Graduado em Sistemas de Informação pela Estácio de Sá (2009). Pós-graduado em Assessoria de Comunicação (UNIALPHAVILLE), MBA em Jornalismo Digital (UNIALPHAVILLE), Administração de Banco de Dados (UNESA), pós-graduado em Gestão da Tecnologia da Informação e Comunicação (UCAM) e MBA em Gestão de Projetos e Processos (UCAM). Atualmente é o vice-presidente do Instituto de Defesa Cibernética (www.idciber.org), editor-chefe do Defesa em Foco (www.defesaemfoco.com.br), revista eletrônica especializado em Defesa e Segurança, co-fundador do portal DCiber.org (www.dciber.org), especializado em Defesa Cibernética. Participo também como pesquisador voluntário no Laboratório de Simulações e Cenários (LSC) da Escola de Guerra Naval (EGN) nos subgrupos de Cibersegurança, Internet das Coisas e Inteligência Artificial. Especializações em Inteligência e Contrainteligência na ABEIC, Ciclo de Estudos Estratégicos de Defesa na ESG, Curso Avançado em Jogos de Guerra, Curso de Extensão em Defesa Nacional na ESD, entre outros. Atuo também como responsável da parte da tecnologia da informação do Projeto Radar (www.projetoradar.com.br), do Grupo Economia do Mar (www.grupoeconomiadomar.com.br) e Observatório de Políticas do Mar (www.observatoriopoliticasmar.com.br) ; e sócio da Editora Alpheratz (www.alpheratz.com.br).